MENU

Curso de Enfermagem participou de ação em alusão ao Outubro Rosa

Atividade aconteceu juntamente do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família de Maceió

às 14h20
Compartilhe:

Na última quinta-feira (14), estudantes do curso de Enfermagem da Unit Alagoas participaram de uma ação de conscientização contra o câncer de mama na sede do CadÚnico na Serraria. Orientados pela docente Marta Cavalcante, o evento foi promovido pelas coordenações do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família de Maceió com o objetivo de alertar os usuários da unidade.

A programação contou com palestras sobre autocuidado, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e distribuição de preservativos. Marta destacou a importância de debater e detectar o câncer de mama com antecedência pontuando a importância de procurar ajuda médica em casos atípicos.

“Debater é multiplicar conhecimento e o evento de hoje demonstrou o compromisso social em alertar à comunidade sobre o câncer de mama. A doença precisa ser detectada o mais breve possível e, em caso de anormalidades, um profissional qualificado deve ser procurado para que haja a concretização do exame clínico. A cada 100 mil mulheres, um homem é acometido por esse tipo de câncer. Sendo assim, é imprescindível que todos conheçam seu próprio corpo e que conscientizem outras mulheres e homens sobre o câncer de mama”, explicou a professora.

A atividade também foi importante para as estudantes que estavam presentes compartilhando seus conhecimentos. A aluna Larissa Lima comentou que a população é a base do trabalho dos enfermeiros e poder colaborar de forma ativa junto aos usuários da unidade foi impactante. “Essa experiência transitória, devido à pandemia, trouxe a nós, alunos, a oportunidade de participar ativamente de atividades ao lado da sociedade. A ação de hoje nos proporcionou uma experiência necessária para a formação acadêmica, pois atendemos e explicamos a todos a importância de se cuidar”.

*com Ascom da Semas

Compartilhe: