MENU

Curso de Enfermagem arrecada frascos de vidro para doação

Os recipientes servem para o armazenamento de leite materno doado

às 12h18
Na última gincana, os estudantes do 5º período de Enfermagem arrecadaram 565 frascos de vidro que serão doados para a Maternidade Escola Santa Mônica. Apesar de ser um bom número, a demanda de leite, e consequentemente dos recipientes, é muito alta. A maternidade possui um Banco de Leite Humano que funciona 24h, mas que só oferece o leite apenas aos recém-nascidos prematuros, de baixo peso ou doentes, que precisam diariamente do alimento.
Compartilhe:

“Às vezes as mães querem doar o leite, mas as maternidades não têm como armazenar, então gera uma necessidade constante desses vidros. Além disso, a população desconhece essa carência, e muitas vezes prefere comprar produtos em embalagens descartáveis”, conta a professora Luciana Mota.

Os recipientes que são reaproveitados para a finalidade de armazenagem de leite materno são:

  • Vidro de maionese;
  • Vidro de café solúvel;
  • Vidro de doces em pasta;
  • Vidro de geleia.

Qualquer frasco com boca larga e tampa de plástico pode ser reaproveitado, já que o vidro não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar e limpar. Por isso é o material perfeito para guardar o leite materno no freezer antes ou depois da pasteurização feita pelos bancos de leite.

O objetivo da gincana é de promover a responsabilidade social nos alunos e estimular os conhecimentos das disciplinas estudadas. Ela também faz parte de um projeto de extensão que envolve todas as matérias estudadas no período, que é uma das propostas das metodologias de ensino de integrar os conteúdos que fazem parte do semestre. Além das doações dos frascos, os estudantes conseguiram mobilizar 202 doações de sangue e 83 novos doadores de medula óssea.

Quem se interessar em doar frascos de vidro pode deixá-los na sala da coordenação de Enfermagem, no primeiro andar do bloco B.

Compartilhe: