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Curso de Direito implanta clickers em sala de aula

Aparelho auxilia na mensuração de respostas em tempo real no modelo de ensino-aprendizagem

às 11h39
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O curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes – Unit começará a usar sistemas pessoais de respostas (SPR) em sala de aula. Pequenos aparelhos portáteis, conhecidos como clickers, permitem que os alunos respondam rapidamente as questões propostas pelo professor.

O software permite que o docente visualize os dados dos resultados obtidos imediatamente e analise o nível de compreensão da turma em relação ao assunto que está sendo ensinado.

O método utilizado pelo curso de Direito é o Peer Instruction – Instrução pelos colegas – um recurso de ensino interativo baseado em pesquisas de aprendizagem e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, físico e educador da Universidade de Harvard, na década de 90.

Karoline Mafra, coordenadora do curso de Direito do Unit, afirma que essa iniciativa tem sido adotada em instituições norte-americanas. Nesta metodologia, há uma aula expositiva seguida de uma ou mais perguntas que proporcione colher automaticamente, por meio dos clickers, as respostas dos alunos para um computador ou outros dispositivos. “Durante a Jornada Pedagógica recebemos uma capacitação sobre metodologia ativa de aprendizagem por meio do método Peer instruction, com o professor Antônio Sávio da Unidade de Ensino de Lorena – UNISAL. Após o treinamento, busquei conhecer melhor a ferramenta e percebi que o método proporciona ao professor um diagnóstico rápido do aprendizado dos seus alunos, verificando o índice de erros e acertos, qual o assunto e quais os alunos apresentam maior dificuldade”, afirma a coordenadora de Direito, Karoline Mafra.

O desafio está concentrado em incentivar o aluno a aprender com fontes primárias, receber um feedback constante (aluno-professor) para diagnosticar a deficiência do discente quanto ao assunto proposto, mobilizar o aluno a estudar e promover a interação constante entre os colegas. O sistema tem sido aplicado no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Viçosa (MG) e no Centro UNISAL, Unidade de Ensino de Lorena (SP).

No Centro Universitário Tiradentes, o Peer-instruction está em fase de testes, mas já apresenta resultados positivos. “Nossa aula de hoje foi um sucesso. Somos os pioneiros no Estado de Alagoas a utilizar essa metodologia e tive a chance de realizar a minha Medida de Eficiência por meio deste sistema. A experiência foi fantástica nas duas turmas do 5º período, uma com 47 alunos, e a outra com 61”, destaca a coordenadora do curso.

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