MENU

Crianças e universitários unem forças para levar mais cor à uma escola de Jacarecica

Projeto de extensão “As Cores Mudam” contou até com um arco-íris pintado com as mãozinhas dos alunos da escola

às 18h36
Estudantes de Arquitetura e Urbanismo transformaram escola
Estudantes de Arquitetura e Urbanismo transformaram escola
Compartilhe:

Humanizar espaços e ambientes através do uso das cores também é o papel do profissional de Arquitetura e Urbanismo, por isso estudantes do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) aplicaram este conhecimento no projeto “As Cores Mudam”, no Centro Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza, localizado no bairro de Jacarecica, em Maceió. Ao lado das crianças da escola, eles pintaram bem mais que o sete nas paredes.

Uma das atividades de extensão proporcionadas pela Unit a seus alunos, o projeto foi realizado em novembro passado e ajudou a transformar o espaço da escola, a aproximar e ensinar, através da arte, os alunos sobre a importância do lugar que elas passam maior parte dos seus dias. Algumas crianças saíram até mais inspiradas, sonhando com diferentes perspectivas de vida.

Cerne do projeto, os universitários estudaram como e em que espaços eles iriam utilizar determinadas cores, de acordo com a emoção que procuravam despertar. O envolvimento foi tanto que desenvolveram uma linguagem própria à medida em que faziam as artes, pintavam e deixavam traços de ludicidade nos ambientes, nas paredes e no chão.

O projeto “As Cores Mudam” foi realizado na disciplina “Práticas de Arquitetura e Urbanismo III”, ministrada por Bianca Machado Muniz, que ressaltou a relevância da iniciativa.

“Embora pareça algo simples, já que tivemos outros projetos de extensão mais articulados, de complexidade maior, esse trabalho teve uma séria dificuldade por conta do uso de grande quantidade de tinta. Isso valeu a pena, visto que fez as crianças pensarem nas cores. Foram coisas simples, mas que estimularam o raciocínio delas. Humanizou o lugar ”, ressaltou.

A professora é uma entusiasta de projetos de extensão e acredita que eles podem ajudar a mudar realidades através do conhecimento. “Nos últimos projetos de extensão que orientei, todas as intervenções conseguiram demonstrar a função social do arquiteto e do urbanista de maneira diferente para resolver problemas distintos, compatíveis com suas habilidades e pontos de vista”, defendeu.

Um momento marcante do projeto “As Cores Mudam”, a equipe de universitários interagiu com as crianças ajudando a fazer um arco-íris de mãozinhas. “Foi um momento bastante emocionante, onde puderam conferir na prática o resultado de suas ações, vendo o impacto e a alegria dos pequenos”, relatou Bianca Machado Muniz.

Confira aqui outros projetos de Extensão da Unit.

Veja também a transformação em uma biblioteca escolar. Confira!

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: