MENU

Coordenador da Pós-graduação é reconhecido como destaque na sociedade

Vinícius Minatel é graduado em Fisioterapia, fez mestrado e doutorado na Universidade de São Carlos. Sua trajetória o fez chegar até a coordenação da pós-graduação na Unit Alagoas

às 13h27
Compartilhe:

Vinícius Minatel é fisioterapeuta e, desde 2018, atua na Coordenação da Pós-graduação do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL). Foi por sua trajetória profissional e importante contribuição social, que recentemente, a coordenação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos o reconheceu como Egresso Destaque na Sociedade, referente  ao seu período de defesa de tese de doutorado compreendido entre 2006 e 2020.

“Foi graças a minha contribuição e meu trabalho frente à coordenação da pós-graduação Lato Sensu, e projetos que ainda desenvolvo junto à Universidade de São Carlos que me permitiram receber esse reconhecimento”, ressalta Vinícius.

Assim como para a Unit Alagoas, Vinícius é um caso de sucesso para a Universidade de São Carlos. Contextualizando sua trajetória, ele se graduou em Fisioterapia na instituição, participou de iniciações científicas na área de fisioterapia cardiovascular. Em seguida fez especialização na Unicamp. E retornou para a Universidade de São Carlos para realizar seu Mestrado, dando continuidade ao desenvolvimento dos estudos da sua iniciação científica na área de fisioterapia cardiovascular.

“Assim que concluí o Mestrado, em 2013, iniciei o Doutorado vinculado a um projeto do CNPQ e que se tratava de um estudo que ainda não se encontrava na literatura, que era sobre a máxima carga que um indivíduo conseguia sustentar fazendo exercícios para o músculo respiratório para melhoria de performance, usando o conceito de potência crítica da fisiologia. E essa tese do meu doutorado acabou gerando outros desenvolvimentos de teses”.

Durante o período do Doutorado, Vinicius destaca ainda que teve várias oportunidades de apresentar frutos do seu trabalho de Mestrado e Doutorado no exterior, foi um dos poucos brasileiros a estar em um Congresso Internacional, onde realizou uma apresentação oral da sua tese. Assim como no Congresso da Sociedade Europeia.

Na Unit Alagoas, além da coordenação da Pós-graduação, Vinícius também é docente titular do curso de Fisioterapia da instituição, onde também desenvolve um grupo de discussão de avaliação e recuperação fisioterapêutica funcional, junto aos alunos do primeiro até os últimos anos, para que haja uma formação continuada desses estudantes.

Sobre o reconhecimento, Vinícius descreve que as experiências são muito importantes para alcançar os objetivos e sonhos. “Sou muito grato por tudo o que passei, toda a experiência e oportunidades que me foram dadas. E uma coisa que aprendi e levo pra mim, é que as coisas não acontecem como a gente quer, mas eu sou extremamente grato pelas oportunidades que eu tive na Universidade de São Carlos, pela parceria que ainda mantenho, e que me fizeram chegar até aqui”.

Para Vinícius, a formação de um docente vai muito além das suas habilidades de apenas ministrar aulas, e sim de ser capacitado em gerir, em ensinar e ser pesquisador.

Compartilhe: