MENU

Coordenação de Pesquisa e Comitê de Ética realizaram capacitação sobre a Plataforma Brasil

Oficina contou com pesquisadores, professores e alunos que integram a comunidade acadêmica da Unit Alagoas

às 11h36
Compartilhe:

No último dia 16 de junho, as coordenações de Pesquisa e do Comitê de Ética do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas realizaram uma oficina de capacitação sobre o roteiro para submissão de protocolos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição e ao cadastro dos pesquisadores e projetos na Plataforma Brasil. O evento aconteceu de forma remota e foi organizado pela professora Dra. Silmara Mendes, Coordenadora de Pesquisa, e ministrada pelo professor Dr. Cesário Souza, docente e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa.

Com participação de pesquisadores, docentes e discentes, o objetivo da oficina foi promover informações sobre o acesso à Plataforma Brasil, orientando os participantes sobre o escopo da Pesquisa e o fluxograma de andamento dos projetos, fomentando o desenvolvimento científico na instituição. “Devemos estimular a realização de cursos sobre ‘ética em pesquisa com seres humanos’ para pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação e representantes dos usuários, orientando-os sobre a observação das diretrizes e normas éticas propostas nas resoluções vigentes”, comentou Silmara.  

De acordo com a professora, a missão do CEP é salvaguardar os interesses e os direitos dos participantes humanos da pesquisa em sua integridade, dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos). 

“Os membros do comitê se reúnem para aprovar ou desaprovar novos projetos de pesquisa submetidos e acompanhar o progresso das pesquisas em andamento. Deste modo, o comitê contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel delas no desenvolvimento institucional e da sociedade. O Comitê do CEP também exerce um papel educativo, assegurando a formação”, explicou a coordenadora de Pesquisa.

Para conhecer mais sobre o Comitê de Ética em Pesquisa da Unit Alagoas clique aqui

Compartilhe: