MENU

Conselho Federal de Medicina regulamenta novos procedimentos médicos no Brasil

Cirurgias robóticas serão permitidas em procedimentos minimamente invasivos, conforme regulamentação do Conselho

às 18h48
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (29), o Conselho Federal de Medicina, através do Diário Oficial da União, regulamentou novos procedimentos médicos com o uso da plataforma robótica. Confira aqui a resolução.

Conforme a decisão, o uso de cirurgia robô-assistida é um tratamento  a ser usado em vias minimamente invasivas, de forma aberta e combinada, para doenças que já possuam comprovação de eficácia e segurança.  

A proposta teve aprovação no dia 23, por meio de sessão plenária do Conselho Federal de Medicina e foi assinada pelo Presidente e Secretário do órgão, e começou a ter validade na segunda-feira (29). 

O documento, e posteriormente a aprovação, tiveram como base o tratamento realizado nos EUA com uso da plataforma robótica aprovada pelo Food and Drugs Administration, pela Anvisa e pelo National Institute for Health and Core Excellence, da França. 

Para realizar esse procedimento, o médico deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina, além de ter registro de qualificação de especialista no mesmo órgão. Além disso, o profissional de Medicina deve realizar uma capacitação e um treinamento nessa modalidade cirúrgica. A autonomia para realizar esse procedimento só vem após isso e a participação de, no mínimo, dez cirurgias robóticas. 

Compartilhe: