MENU

Conheça os municípios alagoanas que fazem aniversário em outubro

Arapiraca e União dos Palmares estão entre as cidades mais conhecidas

às 13h51
Compartilhe:

Nove dos 102 municípios de Alagoas comemoram a emancipação no mês de outubro, conheça um pouco da história de cada um deles.

01 de outubro – São Brás

Nascido a partir de uma pequena povoação ribeirinha do Rio São Francisco, o município já pertenceu a Arapiraca, Porto Real do Colégio e Traipu levando a várias emancipações sendo a de outubro a comemorada.

04 de outubro – Igaci

O município de Igaci deve ao português João de Lima Acioli o início de seu povoamento. Ele chegou na região em do século XIX, e implantou ali um sítio que teve grande desenvolvimento devido a muitos olhos-d’água (que em língua indígena chama-se Igaci).

05 de outubro – Estrela de Alagoas

Uma das cidades mais jovens de Alagoas, Estrela pertencia à Palmeira dos Índios e popularmente ficou conhecido como “Bola” devido a presença de tatus-bola na região. O nome oficial veio como sugestão do padre Ludgero, vigário da paróquia de Palmeira dos Índios, que viu o progresso na localidade em pouco tempo de existência.

05 de outubro – Paripueira

Outro município jovem, Paripueira faz parte da região metropolitana de Maceió e seu nome significa “praia de águas mansas” na linguagem indígena. Famosa por ser uma área de veraneio que pertencia à Barra de Santo Antônio, a cidade ganhou autonomia em 1990.

10 de outubro – Pindoba

Pindoba nasceu em consequência de uma promessa feita pelo fazendeiro João Dias que tinha uma propriedade agrícola onde hoje se encontra a cidade. O primitivo nome foi Pindoba Grande, originário de um tipo de palmeira, já desaparecida.

13 de outubro – União dos Palmares

A cidade é conhecida como a “terra da liberdade”, pois foi lá onde Zumbi dos Palmares deu o primeiro grito de liberdade na Serra da Barriga. União também é a terra de Jorge de Lima, príncipe dos poetas alagoanos.

13 de outubro – Viçosa

Pela sua posição topográfica e excelentes condições físicas, o município de Viçosa aparece como um dos pontos do Estado onde houve mais lutas entre índios. A cidade é considerada berço de destacados escritores e intelectuais de Alagoas, como Otávio Brandão, além de um importante núcleo de folclore.

16 de outubro – Capela

Conta-se que a cidade pertenceu à Atalaia, município que esteve ligado administrativamente até 1890 e que suas raízes estejam ligadas à construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

30 de outubro – Arapiraca

Conhecida como a terra do fumo, Arapiraca é a segunda maior cidade do estado e tem esse nome devido a uma árvore comum no Agreste e Sertão. É contada a história de que foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou.

Compartilhe: