MENU

Conheça o Projeto de Extensão Hipervida

Com ações de natureza educativa, alunos do curso de Medicina estão promovendo conhecimento de doenças cardiovasculares

às 20h43
Compartilhe:

Entre as doenças crônicas não transmissíveis, as doenças cardiovasculares assumem significativa magnitude no cenário epidemiológico, uma vez que estão entre as principais causas de morte, incapacidade e anos de vida perdidos, no contexto mundial e nacional. 

Com esse cenário, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes e estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no país. E apesar das doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início. 

E é com esse plano de fundo que surge o Projeto de Extensão Hipervida, fundado e formado por um grupo de estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, com o foco de levar informações à comunidade e fazer a integração de equipes multidisciplinares da área de saúde, além de promover conhecimento acerca dos cuidados preventivos das principais doenças cardiovasculares. 

O projeto possui como objetivo primordial a educação em saúde das comunidades alvo, sendo jovens entre 15 e 17 anos, pais e responsáveis desses jovens e funcionários de escolas públicas e privadas, promovendo uma melhor qualidade de vida da população e acolhimento deles por parte do projeto. 

Coordenado pela Prof. Drª  Daniela Martins Lessa Barreto, o projeto visará a capacitação dos membros sobre doenças cardiovasculares comuns na população, tornando-os aptos a reconhecerem certas doenças, como agir, onde encaminhar e sobretudo atuarão levando a informação e conscientizando a comunidade sobre tais doenças, formas de prevenção e fatores de risco, além da ampla presença dentro da comunidade levando conhecimento sobre os assuntos. 

Atualmente o grupo é formado pelo alunos: José Vinicius dos Santos, Mariana Ribeiro Lima Lins de Araujo, Thiago Torres Terto da Silva, Pedro Henrique Rocha Farias, Gabriela Almeida Nascimento, Victor Raposo Lima Dias, Luma Waleska Lobo Lou Ferreira, Leopoldo Baracho Macena, Maria Eduarda Japiassu de Alencar, Maria Julia Godoi Soares, Caroline de Fatima Born Muniz Garcia, Juliana Martins Lessa, Isadora Fonseca Santa Roza, Nycolle de Sousa Ferreira Dias. 

Para quem deseja conhecer mais sobre as atividades do projeto, o canal de comunicação é através do Instagram @projetohipervida. 

Compartilhe: