Neste 01 de abril, o Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação – NIPG, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas (SOTEPP) completa 10 anos. Sendo uma década potencializando e contribuindo com a educação no estado de Alagoas, o Núcleo já produziu diversos produtos científicos, contando com alguns membros ao longo desse período.
Para celebrar essa data, vamos te apresentar um pouco da história, produção científica e formação do NIPG.
O Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação (NIPG) originou-se da experiência acumulada e da convergência de interesses nas atividades de ensino, pesquisa e extensão de seus professores, alguns há muitos anos na Instituição, como a Drª Jesana Pereira, docente desde 1998, das Doutoras Gabriela Rebouças e Verônica Marques, desde 2001, e do Dr. Walcler Mendes Junior, desde 2009.
Em 2013, Estimulados pelas metas do PDI da então faculdade Tiradentes em Alagoas, FITS (2012-2016), e com a inserção de diversos doutores e pesquisadores para o quadro docente da IES, várias atividades foram desenvolvidas, permitindo assim a formação do NIPG. Naquela ocasião com 12 pesquisadores (sendo 10 desses com dedicação exclusiva à criação do futuro Mestrado).
Na ocasião, esses docentes desenvolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão com alunos de graduação de diversos cursos da IES. O grupo buscava articular suas áreas de docência e pesquisa para permitir o diálogo interdisciplinar. Entre 2013 e 2014 os docentes produziram juntos pesquisa e extensão e montaram o projeto de mestrado que em 2015 foi submetido e aprovado pela Capes, com nota 4, o que permitiu em 2016 a realização do primeiro processo seletivo e a formação da 1ª turma de mestrado da Unit AL.
Em 2018 a equipe envia projeto de doutorado que é aprovado pela CAPES e em 2019 é iniciada a primeira turma de doutorado. Em 2021 o SOTEPP é avaliado por suas atividades até 2020 e passa a ter nota 5 na Capes.
Conheça a equipe de docentes que nesse primeiro trimestre de 2023 comemora uma década de trabalho em conjunto na Unit Alagoas:
Verônica Teixeira Marques
Jesana Batista Pereira
Walcler de Lima Mendes Junior
Pedro Simonard
Diego Freitas Rodrigues
Lorena Madruga Monteiro
Hoje, o Grupo conta com uma nova formação, composta por alguns professores que estão desde a criação, e com alguns que foram formados pelo Programa de Pós-Graduação e hoje participam do NIPG
Atual composição do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação que abriga os cursos de Mestrado e Doutorado da Unit AL:
Verônica Teixeira Marques
Jesana Batista Pereira
Walcler de Lima Mendes Junior
Pedro Simonard
Diego Freitas Rodrigues
Lorena Madruga Monteiro
Janaina Accordi Junkes
Vivianny Kelly Galvão
Adriana de Lima Mendonça
Vinicius Minatel
Cesário Souza
Raphaela Costa
O Prof. Diego Freitas, que é um dos docente que atua desde a formação do Grupo, conta que sua trajetória dentro do Núcleo Interdisciplinar de Pós Graduação (NIPG) o permitiu abraçar o exercício da interdisciplinaridade na prática, especialmente rompendo com barreiras estéreis envolvendo os campos do conhecimento nas áreas das Ciências Ambientais, Sociais e da Saúde.
“Fácil não é, entretanto, isso não impediu o sucesso das atividades de pesquisa dentro do NIPG, especialmente na criação de cursos de Mestrado e Doutorado e, individualmente, na aprovação de 04 projetos de pesquisa financiados por órgãos como CNPq e FAPEAL que coordenei nesses últimos 10 anos, projetos que contemplaram temas que iam do Licenciamento Ambiental em Mineração na Amazônia ou o desastre produzido pela mineração em área urbana em Maceió e seus efeitos na saúde da população local até a avaliação dos programas de prevenção às arboviroses em cidades como Maceió, Recife, Porto Alegre e Belém. O resultado foram dezenas de estudantes de graduação que se formaram em áreas como Engenharia Ambiental e Sanitária, Medicina e Psicologia com perspectivas interdisciplinares, além de estudantes de mestrado e doutorado do SOTEPP com a experiência de participação em eventos no Brasil e no exterior e publicações em periódicos nacionais e internacionais. Graças ao investimento no NIPG ao longo desses 10 anos”, concluiu.
Além disso, o Professora também contou que existir uma proposta de interdisciplinaridade dentro do grupo, o incentivou a ampliar diretamente seu horizonte.
“A existência desse Núcleo, com docentes com as mais diversas formações, possibilita a instituição manter a proeminência de um olhar transversal aos problemas locais onde a pesquisa associada ao ensino impacta com ações coordenadas entre os diferentes campos do saber, o que resulta para a graduação e pós graduação um processo de expertise único para estudantes”. comentou.
O professor Walcler de Lima, reforçou a importância do Grupo e como ele potencializa o Programa de Pós-Graduação.
“Esse conjunto de realizações foi avaliado pela Capes com nota 5, o que configura um programa muito bem avaliado pelo órgão. Sobre os aprendizados do ponto de vista individual, destaco a experiência de docente no mestrado e doutorado, as relações de intercâmbio nacional e internacional com instituições e PPGs, e, principalmente, às realizações como pesquisador, que me possibilitou entender aspectos sociais e culturais de Alagoas, através das trocas com a população do semiárido, operando projetos que valorizam a arte, os modos de produção próprios da região, tendo por consequência direta o aumento da autoestima desses grupos historicamente marginalizados”, relatou.