O Núcleo de Práticas Jurídicas pode ser compreendido como espaço acadêmico destinado ao cumprimento das atividades de estágio obrigatório do aluno e para que ele tenha contato com a prática real das diferentes profissões que poderá seguir em seu futuro profissional. Além disso, o NPJ também é o espaço onde se operam grandes modificações sociais, através da assistência judiciária gratuita prestada aos mais necessitados através de convênio com a Defensoria Pública, o que proporciona ao aluno o contato com diferentes realidades sociais e sensibilização com o problema do outro.
Através do serviço oferecido pelo Núcleo, é possível a realização de atendimento diário à comunidade para dúvidas sobre direitos, que podem gerar desde uma simples orientação a uma demanda judicial dos mais diversos casos, por exemplo, interdições, revisionais de alimentos, regulamentação de visitas, indenização por dano moral, cobranças, divórcios litigiosos, etc. A atividade auxilia a comunidade em geral quanto à tutela de seus direitos.
O Professor do curso de Direito, Pedro Gerônimo, informa que para o aluno, o estágio através do NPJ serve de modo a contribuir significativamente para a sua inserção no mercado de trabalho de forma adequada. No Núcleo, os alunos atendem a comunidade, peticionam, analisam processos, elaboram minutas de sentenças, além de realizarem audiências de mediação, conciliação e instruções em casos reais. “É por meio da prática vivenciada no NPJ associada aos conhecimentos obtidos na sala de aula, que o acadêmico em direito consegue adquirir o suporte prático imprescindível a uma atuação profissional de qualidade”, informa.
A UNIT – AL enquanto Instituição de Ensino Superior, junto com seu corpo docente têm como maior interesse fomentar a oportunidade de proporcionar uma efetiva aprendizagem para o seu corpo discente, disponibilizando tanto nas salas de aulas, como através do NPJ todo o suporte humano e material necessários (professores, orientadores, supervisores bem assim a estrutura física e material).