MENU

Conheça o curso de Fisioterapia pelo olhar do aluno Eduardo Salomão

Decisão pelo curso se deu pelo interesse nas áreas de Anatomia e Cinesiologia

às 19h41
Compartilhe:

Proporcionar o bem-estar físico é a principal atribuição dos fisioterapeutas, profissionais da área da saúde que estudam o corpo humano com a missão de promover, prevenir, recuperar e proteger à saúde dos seus pacientes. Com duração de cinco anos, o curso é centrado na área de Saúde e Ciências Biológicas e será aqui apresentado pela visão do aluno Eduardo Salomão.

O estudante conta que a escolha pela Fisioterapia veio aos 22 anos após ter tentado dois cursos em áreas distintas. “Sempre fui uma pessoa ativa, de praticar exercícios físicos. Junto a isso, também gostava de ler sobre Anatomia e Cinesiologia, que inclusive são matérias da grade do curso. Então, após voltar de um intercâmbio, estava na dúvida entre Fisioterapia e Educação Física. Após pesquisar bem sobre as duas, a grade da primeira me interessou mais. E desde então sinto que fiz a escolha certa”, conta.

Eduardo comenta que gosta tanto da teoria quanto da prática abordada no curso, pois uma complementa a outra. De acordo com ele, um exercício prático aplicado em um paciente sempre é baseado numa teoria abordada em um livro ou artigo com boa evidência.

Dentro da Fisioterapia, o discente se diz fascinado pela Fisioterapia Esportiva. “Poder contribuir para que atletas (profissionais não) desempenhem no seu melhor é algo que me anima. A maioria de nós gosta de assistir a Copa do Mundo, Olímpiadas, seu esporte favorito… E para o atleta chegar naquele nível, existe toda uma equipe por trás, e o fisioterapeuta é parte essencial”, explica.

Da grade oferecida pela Unit Alagoas, as disciplinas favoritas de Eduardo são as já citadas Anatomia, a qual foi monitor por um ano, e Cinesiologia/Biomecânica Humana. A primeira estuda as partes e estruturas do corpo, já a outra se dedica aos movimentos do corpo humano e das forças que atuam sobre ele. Uma das coisas que o estudante achou interessante em descobrir no curso foi a quantidade de áreas de atuação do fisioterapeuta como musculoesquelética, pulmonar, cardiovascular, neurológica, dermato funcional entre outras, cada uma delas oferecendo um mundo de conhecimento.

Ao terminar o curso Eduardo já sabe a área que quer seguir. “Acredito que diferente da maioria, eu não mudei de área à medida que o curso foi passando, eu já gostava da parte esportiva, e depois que cursei a disciplina de Traumato Ortopedia e Esportiva, só reforçou minha opinião. Portanto, nesta direção vou continuar”, finaliza.

Compartilhe: