MENU

Conheça a Associação Brasileira de Imprensa

Em comemoração ao dia do jornalista, vamos conhecer a associação dessa classe

às 19h05
Compartilhe:

No dia 7 de abril é comemorado o dia do jornalista, profissão essa que além do papel de informar, tem lutado diariamente para manter vivo o espírito crítico e a liberdade de expressão.  Para celebrar essa data, vamos conhecer a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

Criada em abril de 1908, a Associação tem como objetivo assegurar a classe jornalista e garantir seus direitos assistenciais. Além disso, seu fundador, Gustavo Lacerda, tinha a pretensão de que fosse neutro, capaz de abrigar todo e qualquer trabalhador da imprensa. 

Sem contar que, a classe jornalística da época estava muito separada, tornando desfavorável qualquer apoio entre os profissionais, com o crescimento da Associação, esse cenário começou a mudar.

A sede da ABI fica localizada no centro do Rio de Janeiro, e atualmente, o lugar é coordenado pelo presidente Paulo Jeronimo de Souza. E mesmo após décadas desde o seu surgimento, ela ainda é considerada uma rede de apoio e acolhimento, e de importância para os profissionais. 

O profissional que deseje ser membro, deve filiar-se, e claro, acompanhar o site da ABI que sempre é repleta de notícias, cursos, artigos, uma biblioteca com um acervo bem completo e outros serviços que podem auxiliar os profissionais da área. 

Para saber mais informações, acesse: https://www.abi.org.br/

Compartilhe: