MENU

Conheça as tradições de São João no nordeste

Da culinária ao anarriê das quadrilhas, durante o mês de junho, a tradição junina ganha as ruas

às 12h52
Foto: Itawi Albuquerque
Foto: Itawi Albuquerque
Foto: Itawi Albuquerque
Compartilhe:

Quando o assunto é o mês junino, diretamente associamos a cultura nordestina e suas festividades. Afinal, além de toda resistência e tradicionalidade, o mês junino é responsável por parte do turismo no nordeste brasileiro, além de ser conhecido mundialmente. 

Em Alagoas, as festas juninas dos últimos anos mostram que essa tradição está mais viva  do que nunca; com forró, pé de serra, comidas típicas, e claro, muita tradicionalidade, essas festividades tem arrastado multidões e mantido esse sentimento junino vivo. Mas, você conhece as tradições juninas mais comuns no nordeste? 

As festas juninas são resultados  da evolução de diversas tradições. No início, era uma festa pagã que celebrava o começo do solstício de verão, isso no hemisfério norte. Quando chega no hemisfério sul, essa celebração ganha um novo sentido, sendo considerado agora a comemoração do solstício de verão e posteriormente sendo adicionado ao calendário católico de festividades.

Já as festas dos santos, surge como uma justificativa para essa data ser atrelada ao catolicismo. A primeira data é em 13 de junho comemorando o Santo Antônio; 24 de junho foi escolhido para celebrar o dia em que São João Batista nasceu e 29 de junho é o dia de São Pedro. E, embora essas festas sejam católicas atualmente, ainda há vestígios das festas pagãs que lhe deram origens, como por exemplo, as fogueiras. 

Outro ponto que é bem característico das festas juninas são as comidas típicas, afinal,  alimentação sempre foi uma forma de unir uma comunidade, e uma comemoração como essa não deixaria de adicionar deliciosos pratos típicos em sua tradição, né? milho cozido, pipoca, pamonha, paçoca, pé de moleque, bolo de milho são algumas das receitas que não podem faltar nessa época.

Além disso, em uma boa festa junina não pode faltar quadrilhas, uma bela decoração, simpatias para Santo Antônio, roupas de xadrez e os famosos festeiros. 

São João em Massayó

A comemoração de São João está repleta de atrações especiais. Este ano a cidade realiza o São joão “Massayó. Sol, mar e forró” que tomará conta da capital alagoana com atrações locais e nacionais, valorização cultural dos artistas da terra e palcos descentralizados em diversos bairros da capital. Além disso, no bairro histórico de Jaraguá, haverá uma programação multicultural com apresentações de quadrilhas juninas, bumba-meu-boi e coco de roda. 

A época festiva e cultural também é muito comemorada nos lares familiares, onde é época de reunir a família e os amigos, chamar aquele trio pé de serra e fazer as tradicionais comidas típicas.

Igreja de Maceió promove festa junina no dia 24 de junho 

A agenda junina em Maceió está cheia, com diversas atrações regionais e nacionais que têm atraído centenas de turistas e moradores das cidades circunvizinhas da capital. Mas, para quem deseja aproveitar as festividades juninas de maneira mais tranquila, fica ligado pois diversas igrejas de Maceió tem promovido festividades para celebrar a data. 

Nos próximos dias 24 e 25 de junho, às 19h e 17h respectivamente, a Igreja Batista do Pinheiro estará promovendo um arraiá que tem como intuito mostrar a  resistência do bairro. E a programação está bem animada contando com: Gordinho do acordeon, Seu moço alagoano e o trio os caminhoneiros do forró.  

Compartilhe: