MENU

Conheça as egressas de Serviço Social do Unit

Durante o curso todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva

às 19h34
Valéria Maria da Silva Araújo - Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Atalaia-AL
Luise Lima Fonseca dos Santos - Assistente Social da Unidade de Internação Masculina - UIM e Unidade de Internação Masculina Extensão - UIME (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social - SERIS)
Alanna Christiane da Silva - Assistente Social do Programa Vira Vida - SESI/AL
Katyuscia de Araujo Valentim - Assistente Social, Técnica de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV - Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do município de São Miguel dos Campos-AL.
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit a cada ano forma novos profissionais para atuarem no mercado profissional de Alagoas e do Brasil. As egressas do curso de Serviço Social estão bem posicionadas profissionalmente e depõem sobre suas experiências pós-ambiente universitário. Conheça também um pouco mais sobre essa especialidade e entenda seus desafios diários.

Durante o curso todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. A grade curricular inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio supervisionado é obrigatório e a duração média é de quatro anos.

Mercado de Trabalho

O forte do mercado está no setor público, no qual as vagas costumam ser preenchidas por concurso. “Cada vez mais profissionais são requisitados para atuar nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social e no INSS”, diz Marcelo Gallo, coordenador do curso de Serviço Social das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Programas sociais do governo federal, como Bolsa Família e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ampliam o campo de trabalho para além das grandes cidades. Mas ONGs e fundações também contratam o assistente social. O Sudeste, de maior concentração populacional, ainda demanda mais profissional, mas há procura em todas as regiões.

Atividades a serem desempenhadas

Educação

Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Empresas

Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.

Proteção à criança e ao adolescente

Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Saúde

Facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.

Um pouco de história

As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no Brasil no final da década de 1930 quando  desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei 3252.

Acompanhando as transformações da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a lei 8662/93. Ainda em 1993, o Serviço Social instituiu um novo Código de Ética expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

A prática profissional da/o assistente social é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituiçãod e 1988 e pelas legislações complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional.

Depoimentos

“Fazer Serviço Social no Centro Universitário Tiradentes foi uma satisfação e privilégio por ser a mais conceituada pelo MEC no Estado de Alagoas. Também devido ao ensino, pesquisa e extensão exemplar ofertado no decorrer da graduação, formando profissionais com fundamentação ético-político, teórico-metodológica e técnico-operativa, capazes de compreender a realidade social e proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades compatíveis com os desafios contemporâneos postos à profissão”.

Valéria Maria da Silva Araújo – Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Atalaia-AL

“A UNIT representa muito mais que uma instituição de ensino superior, foi estudando aqui que adquiri conhecimento e embasamento teórico para minha prática profissional através dos mestres que fazem desse centro de estudos o que ele é hoje. Os inúmeros eventos ofertados que proporcionam o fortalecimento dos vínculos entre mestres e alunos foram grandes oportunidades que tive para desenvolver minhas potencialidades e evoluir de aluna para profissional. Sou extremamente grata a UNIT por ter me dado a oportunidade de conviver com mestres que hoje são muito mais que isso, são motivos de admiração por terem feito com que eu me apaixonasse pelo Serviço Social e por terem me transformado na assistente social que sou hoje!”

Luise Lima Fonseca dos Santos – Assistente Social da Unidade de Internação Masculina – UIM e Unidade de Internação Masculina Extensão – UIME (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social – SERIS)

 

“O curso de Serviço Social promovido no Centro Universitário Tiradentes – UNIT foi a melhor opção, pelo prestigio no mercado educacional, pela oferta dos melhores mestres e doutores e pelo ensino. Pude aprender para uma formação diferenciada, sempre respeitando as pessoas em suas diferenças e potencialidades, mantendo a postura ética e profissional ao qual aprendi. Também foi de extrema importância para o desenvolvimento e capacidade profissional que hoje eu tenho”.

 

Katyuscia de Araujo Valentim – Assistente Social, Técnica de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV – Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do município de São Miguel dos Campos-AL.

“Escolhi estudar Serviço Social na Unit, por ter um ensino de qualidade e por ser uma faculdade renomada. Além de ter uma estrutura excelente, pois nos fornece todo o aparato necessário para obter o conhecimento adequado para  formação em Serviço Social. Principalmente, pela equipe docente, que são os grandes responsáveis pelo conhecimento adquirido no que se remete a minha formação profissional. Destarte, que a UNIT seguiu os requisitos das diretrizes curriculares do curso de Serviço Social, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão; foram ofertados eventos, realização de grupo de pesquisa, pesquisa empírica, entre outros. No campo de estágio, tive toda a orientação necessária da supervisora acadêmica (Francisca Sobral), pois foram momentos de discussões extremamente relevantes da apropriação da relação teoria e prática para pensar a atuação profissional. Hoje, estou como Assistente Social do SESI, pelo qual iniciei como estagiária, e assim, que me formei fui contratada. Estou há dois 02 anos, como assistente social do Programa Vira Vida/SESI”

.

Alanna Christiane da Silva – Assistente Social do Programa Vira Vida – SESI/AL

Compartilhe: