MENU

Conheça a história dos bairros de Maceió sem sair de casa

Liga Acadêmica de Patrimônio da Unit/AL apresenta em perfil de instagram postagens contando a história e curiosidades de bairros conhecidos de Maceió

às 19h24
Compartilhe:

Maceió é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, na Região Nordeste do país. Conhecida como paraíso das águas, a cidade é famosa por suas belezas naturais e belezas estonteantes das praias. A capital foi considerada em 2020, líder de vendas da CVC Viagens e é um dos lugares mais procurados para o turismo. Mas muito além de praias, Maceió é detentora de bairros históricos com muita cultura e tradição.

E para levar ainda mais a história desses bairros ao conhecimento do público, a Liga Acadêmica de Patrimônio, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) traz em seu perfil no Instagram (@lapa.arqurb) um pouco da história de bairros como Prado, Farol, Centro, Fernão Velho, Riacho Doce.

A busca para a produção dos conteúdos são retirados dos sites História de Alagoas e Bairros de Maceió – fontes também muito importantes que dão destaque a história dos bairros, memória urbana, personalidades e curiosidades sobre Maceió, que completou 205 anos em dezembro de 2021. São mais de dois séculos encantando moradores e turistas pela vasta beleza natural e atrativos culturais presentes na região.

No roteiro histórico e cultural desses bairros, estão pontos turísticos e históricos como a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres; a Biblioteca Pública Graciliano Ramos; o mirante da Igreja de São Gonçalo; o Museu Theo Brandão; a Fundação Pierre Chalita, renomado artista plástico alagoano; a Praça dos Martírios, que abriga diversos atrativos culturais; e diversas feiras de artesanato, importante ativo econômico local, que gera emprego e renda a milhares de trabalhadores.

Maceió possui atualmente cinquenta bairros e oito regiões administrativas. Os cinquenta bairros estão definidos pela Lei municipal 4.952, de 2000. 

Compartilhe: