A busca pelo primeiro emprego ou por recolocação no mercado de trabalho pode ser um verdadeiro desafio. Pensando nisso, a nossa Coordenadora de RNH e Consultora de Carreiras, Polyana Barbosa, deixou algumas dicas indispensáveis que te ajudarão nessa jornada.
“Um bom currículo é aquele que não ultrapassa uma página, se caso for impresso. Mas se você deseja montar um bom currículo online perfeito, deve conter o máximo de informações sobre o candidato. Isso significa dizer que, para ter o currículo visualizado, você deve preencher o currículo apresentando habilidades, cursos e experiências com os termos corretos (palavra-chave), da forma como são buscados pelos recrutadores. Para acertar esses termos, você pode estudar detalhadamente o próprio anúncio da vaga. Se ele pede “experiência na área x”, não deixe de incluir essas palavras. E por falar em anúncio da vaga, é importante que o currículo esteja direcionado para o perfil da vaga, não adianta enviar um currículo se você não preenche os requisitos solicitados”, concluiu.
O currículo ideal
Para se destacar de maneira positiva, o currículo deve possuir algumas informações, como:
- Incluir os contatos certos. Se encaminhou seu currículo para uma vaga, fique atento ao celular. Evite colocar telefone fixo de contato, mas se colocar, prepare a pessoa para receber as ligações das empresas;
- Se colocar foto use uma foto com perfil profissional, nada de selfies ou fotos das redes sociais;
- O e-mail também é imprescindível, mas tem que ser um e-mail profissional, nada de apelidos;
- Não precisa colocar números de documentos, isso é para o momento da contratação;
- Apresente seus objetivos de carreira em no máximo duas linhas;
- Apresente formação acadêmica em cronologia, começando pelo mais recente para o mais antigo. Sempre informando o nome da instituição de ensino, curso e data de conclusão;
- Suas experiências profissionais devem ser registradas de forma cronológica, começando pelo mais recente para o mais antigo, sempre informando o nome da empresa, cargo ocupado, atividades exercidas, período que ficou na empresa (data de entrada e data de saída);
- Salve o currículo em pdf antes de enviar e sempre coloque um texto no corpo do e-mail se apresentando e pedindo uma oportunidade para participar da seleção.
Unit Carreiras
Para quem ainda não possui nenhuma experiência com o mercado de trabalho, a Unit Alagoas disponibiliza um setor exclusivo para realizar essas orientações. O Unit Carreiras, tem como propósito ser um setor que proporciona orientações sobre o mercado de trabalho para egressos e graduandos da instituição.
O contato com o setor acontece através do E-mail carreiras@al.unit.br ou pelo número 3111- 3114.
Conheça mais sobre o setor aqui: https://al.unit.br/blog/noticias/conheca-os-servicos-da-unit-carreiras/.