MENU

Como preparar um projeto de iniciação científica

Comece a planejar seus primeiros passos dentro do universo da ciência

às 19h42
Compartilhe:

Começar um projeto de iniciação científica é a possibilidade de ampliar os conhecimentos, produzir ciência e ainda se destacar no mercado de trabalho, principalmente quem deseja ingressar na carreira acadêmica. 

Mas essa tarefa fica bem complicada quando o aluno não sabe por onde começar. Por isso, preparamos algumas dicas para você planejar sua iniciação científica. 

O primeiro passo é definir o seu objeto de estudo, área de concentração, e claro, um professor para te orientar nessa jornada. Mesmo sendo uma atividade inicial mais básica dentro do universo científico, é muito importante que você tenha o suporte de um professor orientador. 

Feito isso, defina o porquê da sua pesquisa, afinal, é importante que a academia conheça os motivos que justifiquem o estudo realizado. Também é essencial desenhar os prazos de execução, recursos e investimentos (se houver) usados nesse processo. 

 Objetivos e benefícios de realizar uma iniciação científica

Os objetivos podem ser os mais diversos, mas no meio acadêmico, uma pesquisa científica diz respeito a uma área ou objeto que possui certa relevância social e que necessita ser melhor apurado/estudado. 

Além disso, produzir ciências é incentivar o surgimento de novos cientistas, ainda mais no Brasil, onde ainda é considerada uma área bem emergente. 

Os benefícios são  infinitos para o aluno que decide realizar essa tarefa, entre eles: se destacar dentro do mercado tanto no quesito oportunidades, quanto nas experiências (fora e dentro do campus); melhorar o rendimento de aprendizagem; facilidade de ingressar em um ambiente de pós-graduação, entre outros.

Unit e o universo da pesquisa 

Os graduandos do  Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas possuem oportunidade de ingressar a vida de pesquisador através dos programas como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Provic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Tecnológica e Inovação – (Proviti); e pela Semana de Pesquisa – SEMPESQ. 

Para saber mais, entre em contato com o setor de pesquisa através do  E-mail: pesquisa@al.unit.br

Compartilhe: