Um dos documentos indispensáveis durante a preparação do aluno para mobilidade acadêmica é a carta de motivação pessoal, ou como é conhecido popularmente, a famosa carta de apresentação, que é enviada às universidades de destinos.
Por ser uma documentação tão importante, é importante que o aluno fique atento aos pontos essenciais, que são indispensáveis em qualquer carta de apresentação, como: erros ortográficos, quais serão as informações adequadas para usar e tornar essa apresentação atrativa e eficiente, os motivos pelos quais existe o interesse em participar da seleção, além de ser o mais pessoal possível, mostrando sua personalidade, desejos de carreira, pessoal e algumas experiências passadas que possam te auxiliar durante esse processo.
Erros para evitar durante a execução
Além das dicas acima, é importante que o aluno sempre leia o edital e preencha com informações necessárias e pedidas em edital, também é ideal que o aluno evite enrolações. Além de erros como:
- Descrever características pessoais e profissionais que a universidade pode ser encontrada no currículo, perdendo assim espaço para novas informações;
- Dependendo do lugar de destino, a carta de apresentação deve ser realizada na língua local. Um erro muito grave é usar o tradutor para escrever essa carta;
- E claro, sempre prestar atenção nos erros gramaticais e de digitação.