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Como escrever um bom e-mail? Saiba aqui!

Polyana Barbosa, coordenadora do Unit Carreiras, dá dicas de como se comunicar melhor via e-mail

às 21h02
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Com nossas rotinas voltadas cada vez mais ao mundo digital, tornou-se preciso estabelecer uma boa comunicação também pelas ferramentas digitais e redes sociais. No meio profissional, a principal forma de comunicação é o e-mail. Criado basicamente junto da internet, esta forma virtual de trocar informações merece atenção e alguns cuidados.

Polyana Barbosa, Coordenadora do Unit Carreiras, explica que as pessoas precisam ter atenção com o que se escreve para que as palavras e a pontuação apresentadas sejam interpretadas da mesma forma. Além disso, é necessário ter uma certa formalidade com as palavras, principalmente quando forem e-mails de trabalho, pois é uma comunicação que fica registrada.

“É preciso ter cuidado com o uso das palavras escritas em maiúsculo sem necessidade, com a pontuação indevida e palavras destacadas, com a ortografia. Tudo precisa estar no lugar certo”, explica. É por isso que em um e-mail existem os espaços adequados para o preenchimento das informações como o assunto, o corpo do e-mail, a assinatura e se haverá algum anexo.

A coordenadora também acrescenta sobre o tom que passamos quando enviamos um e-mail. “É sempre bom pensar na pessoa que vai receber o e-mail e refletir: será que estou sendo claro, gentil e acessível? Através do e-mail podemos mostrar que tipo de profissional nós somos! Antes de enviar, reflita sobre a imagem que quer passada e qual o objetivo a ser atingido com o e-mail”, finaliza. 

Caso necessite de mais orientações sobre outras questões relacionadas ao meio profissional, o Unit Carreiras pode auxiliar. Acesse https://al.unit.br/carreiras/ e saiba mais.

Por Asscom Unit/AL

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