MENU

Como escolher um país para mobilidade acadêmica?

Entenda quais pontos devem ser observados na hora de escolher o país para seu intercâmbio

às 18h51
Compartilhe:

Todo estudante que deseja realizar um intercâmbio universitário deve buscar o máximo de informações antes mesmo de  arrumar as malas e embarcar nessa experiência. E para começar, escolher um país. Mas você sabe quais pontos devem ser observados durante essa decisão? 

Lembrando que, você irá morar, estudar e ter relações sociais durante 6 meses – 1 ano nesse local,  logo escolher com calma e listar pontos positivos/negativos durante essa decisão é importante. Separamos alguns pontos para você analisar antes de decidir seu destino. Confira! 

O idioma é o primeiro item que você deve pesquisar. Se você sabe Inglês, pode se aventurar em um país com a língua da rainha. Se for Espanhol, opte por lugares na América do Sul  e ainda os de Língua Portuguesa. Seja qual for o idioma, o ideal é que o aluno tenha pelo menos o básico da língua para realizar atividades cotidianas e acadêmicas; 

O Grupo Tiradentes possui convênios com dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior, possibilitando ao estudante escolher aquela que melhor atenda aos interesses acadêmicos e profissionais. As parcerias disponibilizadas têm como destinos países como Espanha e Portugal, na Europa; México, na América do Norte; Argentina, na América do Sul; bem como a Coreia do Sul, na Ásia Oriental.

Você pode ter acesso a lista de universidades parceiras com o Centro Universitário Tiradentes através do setor de Relações Internacionais pelo e-mail: Leonardo_barreto@al.unit.br ou pelo número (82) 3311-3142. 

O custo de vida do país deve ser analisado antes mesmo de bater o martelo final de qual será o lugar de destino. Quanto antes o aluno tiver essas informações, ele conseguirá realizar um planejamento financeiro para viver tranquilo  durante seu intercâmbio; 

Lembre-se que, o Brasil é um país tropical, por isso é importante que você conheça o clima do país que está indo, para assim, evitar temperaturas extremas sem planejamento; 

E por último, é muito importante saber como esse local trata a sua profissão. O principal objetivo do intercâmbio sempre será o crescimento profissional e pessoal, por isso, entenda quais benefícios esse lugar pode trazer durante sua experiência. 

Compartilhe: