MENU

Coma bem no Dia da Pizza

Professora de Nutrição dá dicas de como aproveitar a data em comemoração ao dia da pizza

às 20h03
Mixed ingredient pizza on a wooden board
Mixed ingredient pizza on a wooden board
Compartilhe:

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, um alimento de origem italiana bastante popular no Brasil com uma variedade de sabores, muitos deles bastante peculiares. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas estima que no país sejam fabricadas e vendidas uma média de 1,7 milhões de pizzas todos os dias. Este alto consumo pode resultar em problemas no organismo como a obesidade e a hipertensão, por isso alguns cuidados são necessários.

Danielle Alice, professora de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, cita que para não exagerar quando for comer, deve-se manter atenção plena ao alimento, para que se respeite os sinais de saciedade. Mastigar bem, respirar entre uma garfada e outra, além de evitar os molhos de adição (como catchup e maionese) e preferir suco ao refrigerante como acompanhamento. Antes do consumo da pizza, é preferível comer refeições mais leves.

Sobre os sabores mais saudáveis, a professora cita que a questão tem mais a ver com quantidade, frequência de consumo e preparo. “O uso de farinhas integrais, molhos naturais e recheios a base de alimentos com pouco processamento são melhores.  Pode-se optar pelo molho natural de tomate ao invés de industrializados. Queijos mais brancos possuem menos gordura e sódio, quando comparado com os amarelos. Opte pelo milho in natura ao invés do de caixinha. Quanto aos sabores, exemplos bons são as pizzas de marguerita, brócolis, queijos e frango”, explica.

A docente também propões alternativas para quem é celíaco. “A pizza pode ser feita com farinha de arroz, fécula de batata, farinha de grão de bico. Lembrando que eles não podem consumir trigo, centeio, aveia e cevada. Hoje, se encontram mais facilmente esses ingredientes e com preço acessível. O mais barato e que garante uma boa pizza é a farinha de arroz”, esclarece. 

Quer fazer sua própria massa de pizza? Olha só as dicas deste site.

Compartilhe: