MENU

CineMentoria promove interação de forma remota entre mentorandos de Direito

Alunos discutiram sobre a diferença da Justiça Criminal entre países

às 19h37
Compartilhe:

As mentoras Carolina Tenório e Isabella Salustiano, do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL realizaram nesta quinta-feira (26) mais uma edição do CineMentoria. De forma remota, os mentorandos tiveram a tarefa de assistir dois filmes inspirados em crimes reais, assassinatos acontecidos nos Estados Unidos, sendo eles o clássico “Psicose” e o lançamento “Luta por Justiça”.

Após o prazo de uma semana para assistir e analisar os filmes, as mentoras se reuniram com os alunos por meio da plataforma Google Meet, para debater acerca dos casos reais que serviram como inspiração para os filme.

Foi discutido as diferenças entre o sistema jurídico brasileiro e o norte-americano, tendo como ponto de partida o filme “Luta por Justiça”, que retrata a forma de Justiça Criminal Negocial existente nos Estados Unidos. Deste modo, foi possível fazer com que os mentorandos observassem, criticamente, tais sistemas e pudessem perceber as vantagens e desvantagens de cada um, enxergando a forma como o suposto assassino foi julgado pela justiça norte-americana e como ele teria sido julgado consoante a legislação brasileira.

Os mentorandos montaram teses de acusação e de defesa do assassino Norman Bates, como uma forma de desenvolver seu senso crítico e exercitar a retórica, visando uma participação no Torneio de Júri Simulado do Projeto Mentoria, que tem previsão para acontecer no próximo semestre.

“Eu achei um encontro totalmente democrático. O debate em si é fundamental, aprendemos sempre! Expressamos e defendemos o que acreditamos e também aprendemos o que desconhecemos. Em suma, este encontro foi satisfatório”, falou Marcos Vilarim, mentorado do curso de Direito.

Tal atividade foi demasiadamente importante para o desenvolvimento dos mentorandos, dado que serviu como ponto de partida para o estudo e a pesquisa na área criminal, com vistas a desenvolver as teses para os júris simulados dos quais poderão participar ao longo do curso.

Compartilhe: