MENU

Cinco jovens terão suas primeiras experiências profissionais na Unit

Em parceria com o Tribunal de Justiça, jovens aprendizes do ‘Pavimentando Futuros’ iniciam atividades

às 14h23
Jovens aprendizes darão suporte aos setores da Unit
Jovens aprendizes darão suporte aos setores da Unit
Reunião de convênio firmado com o TJ/AL
Compartilhe:

O Programa de Aprendizagem é Lei e tem como objetivo o de contribuir para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, bem como para seu desenvolvimento profissional, além de dar suporte às empresas no quesito da aprendizagem. O Centro Universitário Tiradentes – Unit/AL dá oportunidade para que jovens aprendizes desenvolvam a prática profissional em alguns setores da instituição em um período de 2 anos.

Em dezembro do ano passado, a Unit/AL aderiu ao programa ‘Pavimentando Futuros’ do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A partir deste mês de março, cinco jovens com idades entre 14 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade (que não conseguiam ser adotados, ou não tinham condições de voltar para a família biológica) foram integralizados para ter suas primeiras experiências profissionais na instituição.

Larissa Santana, analista de desenvolvimento da Unit/AL, contou sobre a importância de receber esses jovens. “Junto ao Pavimentando Futuros, temos o objetivo de inserir no mercado de trabalho, jovens em situação de vulnerabilidade e que muitas vezes não tem oportunidades garantidas de desenvolvimento e qualificação profissional, podendo através dessa inclusão transformar a realidade deles e impactar de forma positiva a sociedade, possibilitando que eles, saiam da empresa capacitados e com condições de empregabilidade após o período do programa de aprendizagem”, ressaltou.

Integração com os jovens

Em um primeiro momento, os cinco jovens aprendizes passaram por entrevistas, provas e comunicação com os pais/responsáveis, desenvolvendo a compreensão deles sobre as formas de trabalho. Após os trâmites de admissão, eles iniciaram as atividades no centro de integração empresa-escola através de aulas remotas e na Unit Alagoas de forma presencial.

“Elaboramos um treinamento para eles de integração com orientações sobre como irão funcionar as atividades na empresa, bem como apresentação da história do grupo Tiradentes e da Unit/AL, além de um tour pelos setores para ambientação no âmbito de trabalho. Os jovens também passaram por um treinamento de biossegurança e kit para assegurar a seguridade deles no ambiente de trabalho”, acrescentou Larissa.

Os jovens aprendizes já estão integrando alguns setores da instituição, desenvolvendo suas atividades relacionadas à prática administrativa, como: arquivamento de documentos, atendimento ao público, elaboração de planilhas e controle de arquivos, entre outras atividades afins. “Lembrando que esses jovens, são acompanhados de perto pelo gestor de cada área, juntamente com o núcleo de recursos humanos”, concluiu.

Os jovens chegam à empresa sem qualquer experiência de vivência profissional. O programa de aprendizagem precisa ser ressignificado como uma obrigação por parte do empregador, mas sim, como uma possibilidade de impacto social. A Unit como tendo um de seus valores a responsabilidade social, sabe da importância de proporcionar uma vivência de trabalho, no qual os jovens poderão sair mais preparados e com mais acesso a oportunidades de trabalho, além de combater a evasão escolar e estimular o desenvolvimento da autonomia”, pontuou a analista de desenvolvimento.

Compartilhe: