MENU

Centro Universitário Tiradentes empossa reitor


às 17h44
Compartilhe:

A capital alagoana ganhou um novo reitor nesta semana. O Centro Universitário Tiradentes – Unit – empossou o professor Dario Arcanjo de Santana e a solenidade reuniu autoridades e integrantes da comunidade acadêmica. O evento aconteceu na última sexta-feira, 10, nos auditórios da instituição, e o momento foi oportuno para apresentar a trajetória do atual gestor. A solenidade reuniu representantes de vários segmentos da sociedade civil e integrantes da comunidade acadêmica.

“Este é o reconhecimento do trabalho que se iniciou há mais de 30 anos, como educador. Vivenciei várias experiências em todos os níveis educacionais, foi como um laboratório para chegar a ser reitor do Centro Universitário”, relembra o professor Dario.

Liderança é a marca deste sergipano de Boquim, conhecida também como terra da laranja. O tempo passou e o ensino superior chegou na vida dele, com formação em Educação Artística pela Universidade Federal de Sergipe, ele também é graduado em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo, com pós-graduação em Gestão de Ensino pela Faculdade Integrada Tiradentes. Dario ainda é mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba.

O primeiro reitor da história do Centro Universitário Tiradentes foi vice-presidente do Sindicato dos Professores de Sergipe e membro do Conselho Estadual de Educação daquele Estado, como representante dos professores. Sua carreira de gestão reservava algumas surpresas e umas delas foi a contratação pela então Associação Sergipana de Administração, onde compôs a equipe de organização e planejamento do projeto de implantação da Universidade Tiradentes.

Em Alagoas, o reconhecimento veio através de homenagens como o título de Cidadão Emérito da Cidade de Maceió e a Comenda da Educação pela Câmara Municipal de Vereadores. A Fits também foi reconhecida por três anos consecutivos como Destaque Empresarial e é considerada hoje como a melhor instituição de educação do Estado de Alagoas.

Em Alagoas

Ao longo de aproximadamente oito anos de gestão o professor Dario Arcanjo de Santana alavancou o desenvolvimento da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –, hoje Centro Universitário Tiradentes – Unit. O desafio teve seu início em salas alugadas Shopping Maceió, com 150 alunos nos cursos de Ciências Contábeis, Serviço Social e Administração. O crescimento já pode ser identificado no primeiro ano de funcionamento, quando seis cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e Gestão foram lançados.

Em agosto de 2007 o Campus Professora Amélia Uchôa, no bairro Cruz das Almas, foi inaugurado e a nova estrutura ganhou 67 mil metros quadrados, que abrigam aproximadamente 8 mil alunos e 270 professores, mestres e doutores em sua maioria, distribuídos em 24 graduações e 28 especializações, além de 150 profissionais do corpo técnico-administrativo.

Com diversas estratégias para posicionar melhor os alunos no mercado profissional o atual Centro Universitário Tiradentes – Unit – é sede do 7º Juizado Especial, fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas. O espaço viabilizou a implantação do Núcleo de Prática Jurídica, para o desenvolvimento de atividades de estágio dos alunos do curso de Direito. A política de incentivo à pesquisa também é uma realidade no Centro Universitário Tiradentes desde 2008, quando foram implantados programas de incentivo à pesquisa com oferta de bolsas ou para estudantes voluntários.

“A Fits contribui, fundamentalmente, há oito anos para o desenvolvimento de Alagoas, não só pela preparação e qualificação de profissionais, mas, principalmente, na discussão e desenvolvimento de atividades acadêmicas para minimizar os problemas sociais do Estado”, afirma o professor Dario.

Compartilhe: