MENU

Cartilha infantil é lançada na Semana de Conciliação da Unit


às 16h08
A mediação e a conciliação são meios consensuais de solução de conflitos, nos quais as partes terão a oportunidade de resolver controvérsias de um modo cooperativo e construtivo. Sim, a gente saber que são os adultos que fazem parte desse processo. Mas como explicar isso para uma criança?
Compartilhe:

Na manhã desta segunda-feira (04), durante a Semana Nacional de Conciliação, foi lançada a Cartilha da Conciliação e Mediação, voltada à primeira infância, criada para esclarecer de forma lúdica o que é mediação e conciliação. A cartilha foi apresentada pela primeira vez durante a abertura da Semana, na sede do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL.

A Cartilha foi produzida pela Juíza da Família, Dra. Maysa Cesário – coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) e ilustrada por sua filha e estudante de direito da Unit, Myllena Cesario B. Medeiros. “A ideia começou quando fui convidada para fazer parte de um projeto da Vara de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça de Alagoas, onde percebi que as crianças que vão acompanhadas de seus pais aos fóruns ficam muito ociosas. E ai, surgiu uma vontade de criar algo para essas crianças de forma lúdica e criativa, de modo que elas possam criar uma cultura de disseminação dos valores de justiça, paz e conciliação”, ressalta a Dra. Maysa Cesário.

Com o título ‘O pé das maças douradas’, a história conta um conflito entre vizinhos por um pé de maça. E aí, entram em ação a ‘Justicinha’ (Justiça), a ‘Concinha’ (Conciliação) e a ‘Medidinha’ (Mediação). A Myllena Cesário, também aluna do 5º período de Direito da Unit, conta como foi o processo de criação dos personagens: “Comecei fazendo a ‘justicinha’, e com a história surgiu a necessidade de dar identidade aos outros personagens. Eu busquei fazer de uma maneira simples e colorida. Muitas pessoas que nunca tiveram contato com a mediação e conciliação, através da cartilha, terão uma ideia de maneira mais fácil. É com base na conversa de duas pessoas que vão entrar e tomar uma decisão. Foi uma experiência única participar da criação dessa cartilha”, conclui.

A Cartilha será compartilhada nas unidades do Tribunal de Justiça, Fóruns e Centros Judiciários.

XIV Semana da Conciliação

De 04 a 08 de novembro, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e o Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) realizam a XIV Semana Nacional da Conciliação. O mutirão é uma oportunidade para promover o diálogo entre as partes envolvidas nos conflitos, como de consumo, contratos, questões familiares, bem como estimular a resolução de processos judiciais por meio de acordos.

A edição deste ano terá um formato diferenciado e será realizada, pela primeira vez, na sede da Unit, localizada na Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas. A ação acontece das 08h às 12h e das 14h às 18h, e contará com 10 salas de audiências destinadas para mediação e conciliação de 600 processos. Além disso, haverá atendimento para quem tem interesse em ajuizar um processo e já sair com a decisão nas mãos, sem custas processuais. Para isso, ambas as partes, consensualmente, precisam comparecer, com os documentos pessoais e os que dizem respeito à ação em conflito.

Compartilhe: