MENU

Câncer de próstata: diagnóstico precoce possibilita oportunidade de cura

Unit Alagoas promove conscientização do homem para comportamento preventivo ao câncer de próstata durante o Novembro Azul

às 13h23
Campanha Novembro Azul refere-se ao mês de prevenção ao câncer de próstata
Campanha Novembro Azul refere-se ao mês de prevenção ao câncer de próstata
Compartilhe:

Azul é a cor do alerta mundial para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que atingem o homem. Com ênfase nas medidas preventivas ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul reforça que homens a partir dos 45 anos devem consultar o urologista, mesmo que não apresente qualquer sintoma.

Para apoiar a campanha, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) está com uma agenda de aconselhamento e orientação voltada para homens com idade acima dos 40 anos. A ação integra as atividades do Programa de Medicina da Família e Comunidade, na Policlínica do Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.

O médico e professor do programa, Teófilo Guimarães, explica que a abordagem educativa é feita pelos alunos do internato de Medicina de Família e Comunidade. “O câncer de próstata é o mais frequente entre os brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos”, alerta.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, diariamente 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil para cada ano do biênio 2018/2019.

Prevenção é o remédio

Teófilo Guimarães reforça que a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso a consulta com o urologista é indispensável para todos os homens a partir dos 45 anos.

Ele aponta algumas medidas simples a partir de mudanças de hábito de vida que também podem colaborar para a prevenção do câncer de próstata. Confira abaixo:

  • Adote uma alimentação saudável com ingestão diária de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
  • Diminua o consumo de gorduras, isso também ajuda a diminuir o risco de câncer;
  • Faça atividade física por pelo menos 30 minutos ao dia;
  • Mantenha o peso adequado à sua altura, estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

“Também é importante reduzir o consumo de álcool e não fumar, pois ajudam a prevenir esse e outros tipos de câncer”, reforçou o médico, reforçando os benefícios da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Assistência gratuita

Instalada no Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas, a Policlínica da Unit/AL oferece gratuitamente assistência básica de saúde à população alagoana. Está realizando normalmente consultas presenciais, cumprindo todas as medidas de segurança em combate a Covid-19 em seus atendimentos. 

As consultas voltadas para Medicina da Família e Comunidade são agendadas pelo telefone (82) 3311-3209, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h.

A Policlínica da Unit oferece também atendimentos em Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Cardiologia, Reumatologia, Ortopedia, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia. Também é possível agendamento para consultas nas áreas de Odontologia, Nutrição e Psicologia

Por Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: