MENU

Centro Acadêmico de Direito promove campanha de promoção a dignidade menstrual

Doações para a campanha de promoção a dignidade menstrual são realizadas no DAAF, na coordenação de Direito ou via Pix

às 18h32
Compartilhe:

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) juntamente com a UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) constatou que no Brasil, crianças e adolescentes que menstruam têm seus direitos à escola de qualidade, moradia digna, saúde incluindo sexual e reprodutivas violados. 
Nos últimos anos, tem se debatido sobre pobreza menstrual, que é quando os aspectos socioeconômicos no qual pessoas que menstruam sofrem a falta de acesso a recursos básicos, conhecimentos, infraestrutura, afetando assim, a capacidade de cuidar da sua menstruação de forma plena.

Pensando nisso, o Centro Acadêmico Esperança Garcia, do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, está promovendo uma campanha de promoção à dignidade menstrual para pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

A diretora geral do CAEG, Maria Vitória Zini, relata que além de ser uma ação solidária, é uma questão de saúde pública. 

“O projeto tem grande relevância nos dias atuais, principalmente quando se fala do acesso a higiene pessoal e conhecimento ao próprio corpo. Infelizmente, ainda é a realidade de muitas mulheres terem que usar jornais e outros meios para se limparem durante o período menstrual”, comentou. 

Maria Vitória Zini ainda finalizou enfatizando sobre a importância de os acadêmicos se mobilizarem na causa.  “Ações como essas auxiliam no meio acadêmico, no senso crítico, além de que, é um exercício de empatia, solidariedade e consciência  de nossos privilégios”, relatou. 

As doações estão sendo recebidas no DAAF, localizado no Minishopping do Campus Amélia Maria Uchôa; na coordenação do curso de Direito – sala 24, segundo andar do Bloco C; ou via Pix ou QRcode distribuídos pelo campus e no instagram @caegunital. 

Todo material arrecadado será revertido para o projeto, além de alguns absorventes e produtos de higiene pessoal que serão disponibilizados no bloco de atendimento ao público da Unit Alagoas – local onde ocorre atendimento de pessoas de comunidades carentes – e nos banheiros. 

Compartilhe: