MENU

Caça às Bruxas

Evento levanta discussão sobre a posição da mulher na contemporaneidade

às 12h51
A participação da mulher nos diferentes espaços de interação social ainda é um desafio que precisa ser amplamente alcançado. Dialogando com esta ideia, o mestrado em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - Unit promove nesta terça-feira, 5, a terceira edição das Jornadas Interdisciplinares “Caça às Bruxas: Mulheres, Feminino e Poder”. O encontro acontece no auditório, do bloco C, do campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

Em um dia inteiro de atividades, alunos, professores e pesquisadores terão a oportunidade de debater temáticas ligadas às relações de poder, identidade de gênero, tendências do cenário artístico e o feminismo. Para comandar o encontro, foram convidados profissionais do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidad de Guadalajara (UdG), no México.

“Além de pautar-se em uma temática de relevância para todos os públicos, buscamos expandir as discussões sobre a condição e posição da mulher no atual cenário contemporâneo.”, avalia o professor de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas, Pedro Simonard.

No total, serão disponibilizadas 250 vagas. Para se inscrever é simples, basta acessar o link e preencher o formulário: Inscreva-se.

Confira a programação completa:

Mesa I: 9h às 12h

Prof.ª Dr. Eliana Calado (UFPE) – Doutora em História pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do curso de história da Universidade de Pernambuco na área de Teoria e Metodologia da História.

Palestra: Aspectos históricos da caça às bruxas de ontem e de hoje: mulheres e relações de poder.

Profª Drª Yara .Amorim Souza Leão (UFAL) – Psicanalista. Professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas. e membro fundadora do Toro – Escola de Psicanálise.

Palestra: Mulheres: enigmas …

Profª Drª Jesana Batista Pereira (UNIT/AL) – Antropóloga. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora de Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do UNIT/AL.

Palestra: Quem sou eu? – Mulheres: Plural e singular

MESA II – 14h/17h

Drª Luanna Mirella de Souza Barbosa (UdG) – Psicóloga, antropóloga, doutora em Ciências Sociais (Universidad de Guadalajara-UdG)

Palestra: Muxe: um caso transgênero no sul do México.

Profª Drª Lady Selma Ferreira Albernaz (UFPE) – Antropóloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutoranda no Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa (Departamento de Antropologia). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Palestra: Associações bizarras entre senso comum e ciência: o caso do feminismo e da pedofilia em ações de caça às bruxas.

Profª Drª Juliana Michaello Macêdo Dias (UFAL) – Arquiteta, doutora pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAL/UFAL, professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (PPGAU/FAU/UFAL) e líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças (GPN/FAU/UFAL).

Palestra: Arte no feminino

Compartilhe: