MENU

Big Data: o que é, como funciona e quais suas áreas de atuação?

Diversos profissionais do mercado devem possuir conhecimento sobre a área

às 20h28
Pandemia da Covid-19 criou novos campos a serem explorados no mercado de trabalho, principalmente na área digital (Unsplash)
Pandemia da Covid-19 criou novos campos a serem explorados no mercado de trabalho, principalmente na área digital (Unsplash)
Compartilhe:

De maneira simplista, Big Date são dados com um número maior de variações, podendo chegar a um número de volumes crescentes e com maior velocidade, ou seja, são os dados maiores e mais complexos, sendo necessário um software especial para processá-lo, já que os tradicionais não são eficazes nesse processo. 

Outra informação importante sobre o Big Data é que tudo que está disponível de maneira online, desde que não seja dados sigilosos, está ao alcance do Big Data, sendo capaz de processar qualquer dado, até mesmo em canais de interações não digitais. 

Dentro da descrição do que seria Big Data, podemos encontrar os três ‘vs’, que são: velocidade, volume e variedade. No volume, toda a quantidade de dados importa, pois terá que processar grandes volumes de dados não estruturados de baixa densidade; no quesito de velocidade, a taxa é mais rápida na qual os dados são recebidos e talvez administrados; e quanto a variedade, diz respeito aos vários tipos de dados disponíveis.

Atualmente, o Big Data é considerado essencial, em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi possível verificar que Big Data Analytics vai gerar 10 milhões de oportunidades de trabalho em todo mundo na próxima década.

Áreas de atuação para quem trabalha com Big Data

1. Engenheiro de Dados

2. Engenheiro de Big Data

3. Arquiteto de Dados

4. Cientista de Machine Learning

5. Engenheiro de Machine Learning

6. Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios)

7. Desenvolvedor de Visualização de Dados

8. Gerente de Analytics

9. Estatístico

10. Cientista de Dados

Compartilhe: