Semelhante ao teste rápido realizado em farmácias, o autoteste para Covid-19 apresenta resultados com até 30 minutos, mas a diferença é: você não precisa de um profissional para realizar a testagem, podendo fazer sozinho e em casa.
Para tornar o processo mais simples, o swab (cotonete) só precisa coletar secreção da parte frontal do nariz, tornando o exame mais confortável, rápido e menos invasivo. No Brasil, a liberação do uso do autoteste tem sido discutida desde 13 de janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a liberação aconteceu no último dia 28.
Com o aumento de casos causados pela nova variante ômicron, a escassez da testagem em farmácias, postos e clínicas foi algo perceptível, por isso, a liberação é considerada algo importante para manter o controle e tratar de forma eficaz a Covid-19.
Por enquanto ainda não há previsão de venda dos autotestes nas farmácias, a liberação só terá validade prática quando a Anvisa liberar a fabricação. Vale lembrar que o teste não será considerado suficiente para diagnóstico oficial e nem para ser usado com atestado médico.