MENU

Autocuidado durante e depois da pandemia é tema de Live

Debate pretende refletir como o conceito de autocuidado pode nos ajudar a atravessar a pandemia

às 14h16
Compartilhe:

Diante de uma provável saída do isolamento e volta ao convívio, nos vemos diante de mais expectativas e algumas incertezas quanto ao que virá pela frente. Por isso, a Live Tiradentes desta terça-feira (16) vai tratar, às 17h, de ‘Autocuidado em tempos de distanciamento social’, para conversar com o público interno do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e toda sociedade sobre como este conceito pode nos ajudar agora e nos dias que virão.

A palestrante será a enfermeira Bárbara Oliveira, professora da Unit/AL e especialista em Obstetrícia pelo programa de residências em Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Mestre em Enfermagem também pela Uncisal.

Ela buscou nas terapias integrativas meios de aprimorar a prática obstétrica e decidiu ampliar sua atuação para ajudar pessoas por meio da educação em autocuidado, sendo estudiosa das modalidades Reiki, Terapia Floral, Cromoterapia e Fitoterapia chinesa e brasileira por diversos centros e institutos de formação.

Bárbara destaca que, antes mesmo da pandemia do coronavírus, o Brasil já vivia uma epidemia de afecções ligadas à saúde mental, como depressão, ansiedade e altos níveis de stress diante da hiperconectividade. Por isso, o tema do autocuidado já estava na ordem do dia para muita gente.

“Vamos discutir na live como a interação em excesso pode sobrecarregar a nossa mente, tanto antes da pandemia quanto na retomada do convívio social, pois vamos precisar criar estratégias inteligentes e talvez precisar de um pouco de ajuda para carregar toda essa demanda que a gente está adquirindo. A volta, quando isso tudo acabar, pode ser muito drástica, um choque grande de voltar a lidar com estudos, pendências burocráticas, a convivência”, refletiu.

O objetivo da discussão é não só sugerir práticas de autocuidado, mas refletir mesmo sobre o que é essa palavra, como o conceito de autocuidado pode colaborar para que passemos por essa pandemia e até o que ela nos ensina em relação ao autocuidado do dia a dia.

“Por isso professores, estudantes e toda a sociedade podem aproveitar esse espaço e fazer junto essas reflexões, pegar pequenas dicas e até tomar como motivação a buscar um serviço que possa ajudar – pois autocuidado também é essa responsabilidade de buscar uma ajuda profissional, não só fazer por nós mesmos”, convidou Bárbara Oliveira.

Para participar da live ‘Autocuidado em tempos de distanciamento social’, basta acessar o canal da Unit/AL no Youtube ou inscrever-se através do link www.unit.br/lives.

Por Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: