MENU

Atividades de projetos de Extensão vão além do Campus

Coordenador de Extensão da Unit/AL, Victor Carnaúba fala sobre os projetos e atividades realizadas por alunos da instituição

às 21h00
Projeto Proteção Integral
Projeto Proteção Integral
Victor Carnaúba, coordenador de Extensão
Maceió Mais Verde já plantou 1.500 mudas
Compartilhe:

Assim como já se auto define, a Extensão vai além dos muros do campus universitário, ela conecta os acadêmicos com a sociedade, através de projetos, ações, eventos e diversas atividades, buscando o comprometimento da comunidade acadêmica com interesses e necessidades da sociedade. 

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular. O Ministério da Educação (MEC) incluiu uma resolução em 2018 que reforçou a inclusão da extensão como parte obrigatória da graduação e pós-graduação – ainda que o Plano Nacional de Educação de 2014 já contivesse essa determinação. A resolução preconiza que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação estejam em programas e projetos de extensão, orientados, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

Victor Carnaúba, coordenador de Extensão Universitária do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas explica que a sociedade se beneficia de várias formas com a Extensão, através dos projetos e atividades de saúde, cidadania e meio ambiente, onde os alunos prestam serviços de saúde básica, orientações gerais. 

“Muitas ações que a extensão desenvolve elas proporcionam um impacto dentro da sociedade, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje o aluno da Unit/AL pode participar das atividades de Extensão de forma muito prática. O processo da curricularização da Extensão dá a oportunidade do estudante desenvolver diversas atividades ao longo do curso, e paralelo à isso, o aluno(a) também pode procurar informações com seus professores, coordenação do curso ou no próprio setor da Extensão, quais são os eventos, ações e atividades que estão ocorrendo e de que forma pode participar”.

Projetos de Extensão

A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, de modo interprofissional e interdisciplinar, integrada à matriz curricular, permite o desenvolvimento de projetos exitosos, um deles é o ‘Maceió Mais Verde’.

“Este é um projeto permanente da Unit Alagoas e se iniciou em 2019, com o plantio de mudas nativas da mata atlântica proporcionando a arborização urbana. De lá para cá, já foram plantadas mais de 1.500 mudas em praças da nossa cidade. Os alunos(as) participam ativamente desse projeto, junto a membros e líderes comunitários, e a Prefeitura de Maceió”, contou o coordenador.

Outro projeto permanente da instituição é o ‘Proteção Integral’ que envolve os cursos de Direito, Medicina e Psicologia e atua na prevenção à violência e apoio às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, estabelecendo sua dinâmica através do exercício da conscientização, com caráter multidisciplinar. O Proteção Integral teve início em setembro de 2020, sendo resultado da inquietação dos próprios alunos pela deficiência dos direitos da criança e do adolescente no estado de Alagoas, assim como a identificação dos alunos com a temática, especificamente na problemática de violência sexual. A partir disso, viram que poderiam contribuir com a causa através de um projeto institucional feito diretamente por acadêmicos da graduação.

O projeto ‘Rosas’ também tem uma grande contribuição para a comunidade localizada no entorno da Unit. “Trata de uma roda de conversa sobre alimentação saudável e oferece dicas e orientação gerais de saúde para as mulheres de comunidades carentes e de como realizar reaproveitamento de alimentos. Além de orientações de prevenção de doenças crônicas: diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares”, explicou Victor Carnaúba.

Ainda dentro das atividades da Extensão estão as Atléticas, voltadas para as práticas e desenvolvimento esportivo dentro da instituição. Elas disputam torneios e campeonatos regionais, locais e até nacionais. 

“E é importante lembrar que todas essas atividades geram uma carga horária complementar que vai ser aproveitada dentro da carga horária total do curso, sem falar na oportunidade de colocar em prática o aprendizado e vivenciar uma experiência única e de convívio social”, finaliza Victor Carnaúba.

Compartilhe: