MENU

Atenção à mulher na prevenção do câncer pelo SUS foi ampliada

Direito foi resguardado através da Lei 14.335

às 19h23
Compartilhe:

Durante a primeira semana do mês de agosto, foi sancionada a Lei de número 14.335, que resguarda e amplia a prevenção, detecção e o tratamento dos cânceres de colo uterino, de mama e colorretal que acontecem em mulheres. A lei atual vem para alterar a anterior, e agora é aplicada em todo território nacional. 

De acordo com essa nova mudança, a mamografia, citopatologia e a colonoscopia serão asseguradas a todas mulheres a partir da puberdade, o oposto do que acontecia antes, onde esses exames aconteciam a partir de 40 anos ou com o início da vida sexual. Além disso, a lei permite ao médico a solicitação, substituição ou complementação dos exames. 

Com essa ampliação, mulheres poderão, em tempo hábil, ter acesso às formas de prevenção e detecção dessas doenças, e com isso ter um tratamento eficiente e efetivo logo nos primeiros sinais, o que acaba acarretando uma despesa menor para o SUS, afinal, pesquisadores apontam que um diagnóstico precoce proporciona um tratamento mais simples do que o tratamento extensivo que é usado em graus mais avançados.

Compartilhe: