MENU

Artigo científico de alunos de Enfermagem é publicado em revista internacional

Artigo traça perfil de idosos diabéticos no estado a partir de dados do Ministério da Saúde

às 20h28
Grupo de alunos que desenvolveram o artigo científico
Grupo de alunos que desenvolveram o artigo científico
Professora Luciana de Melo com um dos alunos que apresentou o artigo
Compartilhe:

Para estudar a prevalência de diabetes na terceira idade em Alagoas, discentes e docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) produziram um artigo científico que acabou sendo publicado na International Journal of Aging Research (Revista Internacional de Pesquisa do Envelhecimento), ao lado de trabalhos de universidades brasileiras e de países como Estados Unidos, Egito, Índia, México e Malásia.
A pesquisa evidenciou que o paciente idoso é submetido exatamente às mesmas complicações do diabetes que os mais jovens, com uma importante diferença: um maior risco de complicações cardíacas e vasculares.

O artigo foi produzido na disciplina de Enfermagem Baseada em Evidências pelos enfermeirandos Manoel Pereira da Silva Junior, João Paulo Oliveira de Gusmão, Mayná Kallayne da Silva, que atualmente cursam o 10º período do curso e Rogerio Vânio Cortez Ferro, que cursa o 9º, além de parceria com Fernanda Maria Lage Silva, mestre em Educação em Diabetes pela Santa Casa de Belo Horizonte. Os estudantes foram orientados pela professora Luciana de Melo Mota.

A professora destacou a satisfação ao ver o trabalho publicado em uma revista internacional e também enfatizou a importância da pesquisa, que ainda foi apresentada no V Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde, englobando o V Congresso em Práticas para Educação em Saúde e V Mostra Científico-Cultural, no Recife.

“Para mim é um orgulho de ver e saber que os nossos acadêmicos estão produzindo artigos e publicando em revistas internacionais. Isso é importante porque estamos estimulando e produzindo evidências científicas para pesquisas, favorecendo o profissional de saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população idosa no estado”, frisou Luciana Mota.

Apresentação

No V Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde, o artigo foi apresentado por Manoel Pereira Junior, que também falou sobre seu sentimento ao ver o artigo ganhar destaque internacional.

“Para mim é motivo de alegria e orgulho. É gratificante ver um trabalho desenvolvido por mim e pelos meus colegas ser publicado em uma revista internacional, podendo ser lido por pessoas de vários lugares do mundo e servindo como base de estudos para outros pesquisadores. Minha apresentação em Recife foi um pouco tensa, pois foi o segundo trabalho apresentado no evento. O primeiro teve muitas críticas construtivas. Mas no nosso, no lugar das críticas, vieram os elogios”, concluiu Manoel.

Sobre o artigo

Para produzir o artigo The Analysis of the Prevalence of Diabetes in the Third Age in a Northeast State Between the Years From 2002 To 2013 (Análise daPrevalência da Diabetes na Terceira Idade em um Estado Nordestino entre os anos de 2002 a 2013), os pesquisadores revisaram a literatura sobre a temática analisando dados de 2002 a 2013, procurando evidenciar e discutir a prevalência de diabetes em Alagoas, e descreveram o perfil dos idosos diabéticos no estado a partir de dados do DataSus, do Ministério da Saúde, e do Sistema de Informação do Hiperdia (SISHiperdia), que acompanha e registra pacientes com diabetes.

O estudo contabilizou mais de 2,3 mil casos de diabetes 1 e 2 entre idosos e idosas, sendo 309 casos de diabetes tipo 1 em mulheres e 172 em homens; e do tipo 2 em 1191 mulheres e 675 homens.

O artigo dos estudantes, assim como toda a revista, pode ser acessado na íntegra através do site: https://escipub.com/international-journal-of-aging-research/.

Saiba mais sobre o curso de Enfermagem da Unit.

Por João Paulo – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: