MENU

Arquitetura e urbanismo: a humanização da rigidez de uma construção

Do lar à praça pública, do paisagismo ao restauro histórico, o arquiteto está presente dando o toque diferencial a um projeto

às 19h57
objetivo principal será organizar áreas internas e externas para oferecer ao seu usuário a maior funcionalidade e conforto (Pixabay)
objetivo principal será organizar áreas internas e externas para oferecer ao seu usuário a maior funcionalidade e conforto (Pixabay)
Compartilhe:

Necessidade de driblar as pequenas metragens, conseguir melhor aproveitamento dos espaços, soluções e estratégias para otimizar ambientes. Não se trata apenas de resolver questões de uma obra, mas de imprimir um estilo e uma característica às construções, residenciais ou não. Para tudo isso, chama-se um arquiteto. 

A área de arquitetura e urbanismo é voltada para projetar os locais utilizados pelas pessoas, do lar à praça pública. É o arquiteto não apenas que pensa na planta, mas também nos melhores materiais a serem utilizados na obra e quem acompanha de perto cada detalhe dela. 

Há quem confunda sua atuação com a de um engenheiro, pois ambos estão presentes na construção civil. São parceiros, com trabalhos ora exclusivos, ora complementares, mas a diferença essencial está na preocupação do arquiteto com a humanização da utilização de uma edificação. Já o engenheiro vai se responsabilizar pelos cálculos para erguê-la de forma segura. 

Para o profissional de arquitetura e urbanismo o objetivo principal será organizar áreas internas e externas para oferecer ao seu usuário a maior funcionalidade e conforto possíveis.

Muito além da construção civil

Já o profissional que se dedica a planejar regiões, bairros ou cidades inteiras, são chamados de urbanistas. O notável arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou a capital federal Brasília, talvez seja o maior exemplo brasileiro nesta especialidade. 

Há também a área do paisagismo, na qual o arquiteto atua harmonizando áreas verdes, preservando a cobertura vegetal de um lugar e atendendo as necessidades do cliente, seja ele particular ou uma área pública de uso coletivo

São apenas dois exemplos dentro de um leque amplo de opções profissionais. Há profissionais especializados em restauração de prédios e obras históricas, em criar mobiliários, entre outras áreas. E na hora de trabalhar, tanto pode atuar de forma autônoma, como empregado em uma empresa do ramo.

Aprendendo e praticando

Desde a faculdade, o estudante vai aprender a observar vários detalhes de um projeto, como acústica, controle térmico, instalações hidráulicas e elétricas, iluminação, acessibilidade entre outros.

Pessoas com habilidades para desenhar podem gostar do curso. Esta é uma aptidão desenvolvida nas aulas, que farão uso de muito lápis e borracha, além de esquadro, compasso e outros utensílios pouco usuais. Boa parte do curso é voltado à prática de projetar.

A graduação dura cinco anos e discute a conceituação teórica da arquitetura.  Na Universidade Tiradentes o ensino é focado na prática de atuação projetista. São 48 disciplinas e carga horária de 3.960 horas, incluindo disciplinas híbridas, com 50% da carga horária presencial e 50% num ambiente virtual de aprendizagem.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso, o arquiteto Murilo Lacerda, o corpo docente é composto por profissionais da área de arquitetura e engenharia, com mestrados e doutorados em áreas variadas, como educação, urbanismo, planejamento e artes. 

Qualidade de ensino

“Estudando na UNIT o aluno tem a garantia de ser formado por profissionais com ampla experiência de mercado e experiência docente, garantindo assim uma formação segura e expectativa de carreira promissora. O profissional de arquitetura atua na realização dos sonhos dos clientes, transformando as expectativas em realidade e superando seus desejos, seja produzindo obras de função residencial, comercial, institucional ou efêmera”, assegura Lacerda, professor e egresso da Unit, com mais de 20 anos de carreira como arquiteto, e 12 anos de docência.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: