MENU

Arquitecendo


às 18h15
Compartilhe:

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit – promoveu mais uma edição do Arquitecendo. A ação tem o objetivo de integrar os discentes e docentes da graduação e reuniu estudantes do primeiro e segundo período do curso.

“A proposta do Arquitecendo é levar os estudantes a questionar os enlaces e as tessituras que formam o universo conceitual e vivencial da formação arquitetônica”, destaca a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Mônica Peixoto Vianna. Esse envolvimento é a oportunidade de criar e fundamentar a identidade do curso e de seus discentes.

A graduação em Arquitetura é baseada nos processos criativos e na construção de um olhar diferenciado quanto à estética, a cidade e seus habitantes, além de tecer uma visão mais humanística do local em que eles vivem.

Após conhecer as estruturas da comunidade entorno do Unit, os alunos do primeiro período se reuniram para planejar a apresentação dos trabalhos de percepção. “Em sala de aula, os alunos puderam contar suas experiências individuais e criar uma experiência em grupo. Esse trabalho foi baseado no método chamado “moldes da deriva”, uma metodologia situacionista de investigação urbana que tem como princípio perceber a subjetividade afetiva do lugar”, afirma a coordenadora Mônica Vianna.

Já os acadêmicos do segundo período tiveram um momento para pensar sobre as melhorias que podem ser feitas nas comunidades vizinhas ao Unit. No último semestre, eles realizaram visitas às áreas entorno do Unit e agora podem teorizar e problematizar as situações da sociedade. De acordo com os alunos , o Arquitecendo é a chance de se envolver com a sociedade criando recursos que melhorem a estrutura do ambiente.

A coordenadora Mônica Vianna e os professores Débora Cavalcanti, Fernando Honaiser, Flávia Cerullo, Joana Teixeira, Mara Rubia de Araújo, Sammea Damasceno e Vivaldo Ferreira participaram do projeto Arquitecendo acompanhando os acadêmicos nas visitas e na criação dos projetos que serão expostos de 18 a 24 de outubro no hall do bloco D.

 

Compartilhe: