MENU

Apresentações fecham mês da cultura popular da Unit

Mesmo em pandemia, a coordenação de Extensão Universitária manteve a tradição e resgate da cultura alagoana com grupos folclóricos no campus

às 19h54
Coco de Roda Barreiros de Alagoas
Coco de Roda Barreiros de Alagoas
Pastoril Estrela de Belém
Coco de Roda Barreiros de Alagoas
Coco de Roda Barreiros de Alagoas
Taieiras Alagoanas
Compartilhe:

Na última semana, o Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas celebrou o Mês da Cultura Popular com a presença de folguedos no minishopping da instituição. A ação foi uma iniciativa da Extensão que, mesmo em pandemia, manteve o compromisso de trazer a cultura popular no mês do folclore para o campus.

O coordenador de Extensão, Victor Carnaúba, explicou que através da política de extensão de valorização da arte e da cultura, a Unit traz apresentações artísticas culturais e folguedos populares locais como no caso as Taieiras Alagoanas, do coco de roda Barreiras de Alagoas, do tradicional guerreiro de Alagoas e Pastoril Estrela de Belém.

“Em uma parceria firmada com a Fundação Municipal de Ação Cultural desde 2018, a instituição pretende oferecer diversos benefícios aos membros e mestres da cultura alagoana, como a prestação de serviços em saúde, serviços cíveis e jurídicos dentre outros”, comentou o coordenador.

Miriam Monte, Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural-FMAC, prestigiou as apresentações e ressaltou a receptividade da Unit. “É muito importante esse estreitamento com a instituição de ensino, porque a Fundação precisa de braços que possam acolher e abraçar a nossa comunidade cultural que muitas vezes se encontra desassistida. Então é preciso buscarmos essa parceria, seja com a iniciativa privada ou instituições de ensino. E agradeço a oportunidade que o Reitor Dario Arcanjo nos possibilitou para que nossos artistas possam ser atendidos com as assistências que a Unit possui, através de suas clínicas odontológica, médica, assistência jurídica. Esse é o primeiro passo, de muitos outros que serão dados”.

Além de promover a valorização cultural, as atividades de extensão que envolvem arte e cultura também tem como objetivo desenvolver a formação cidadã e o senso de criatividade dos alunos. Dessa forma, a Unit Alagoas é uma das instituições que mais se comprometem com esse compromisso social.

Compartilhe: