MENU

Após dois anos, procissão da padroeira volta a ser presencial

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres será neste sábado (27) e tem o total de onze dias de evento

às 18h34
Foto: Pascom Arquidiocesana
Foto: Pascom Arquidiocesana
Compartilhe:

Celebrada anualmente em 27 de agosto, a origem do feriado de Nossa Senhora dos Prazeres está diretamente ligada às influências portuguesas e ao período colonial. Nossa Senhora dos Prazeres é o antigo nome dado a Nossa Senhora que se refere às alegrias da Virgem Maria, Ela também conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias, título popularizado pelos franciscanos.

A história registra que a santa apareceu pela primeira vez em 1590, em Portugal, na cidade de Alcântara, em uma fonte de água, e após esse momento, curas milagrosas aconteceram na vida de pessoas que iam beber água na fonte, fazendo com que vários peregrinos a buscassem. No Brasil, a devoção iniciou em Pernambuco, estado em que Alagoas na época era incorporado e se espalhou para outros lugares chegando, no século XVIII, às terras alagoanas, mais especificamente à capela consagrada a São Gonçalo do Amarante.

Os sete prazeres ou alegrias de Nossa Senhora

Nossa Senhora dos Prazeres é também conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias.

  • 1ª Alegria – Anunciação
  • 2ª Alegria – Saudação de Isabel
  • 3ª Alegria – Nascimento de Jesus
  • 4ª Alegria – Visitação dos Reis Magos
  • 5ª Alegria – Encontro com Jesus no Templo aos 12 anos
  • 6ª Alegria – Aparição de Jesus Ressuscitado
  • 7ª Alegria – Coroação de Maria no céu

Procissão acontece neste sábado, 27

Após dois anos, devido a pandemia da Covid-19, os fiéis de Maceió retornam a festejar a data de forma presencial. E esse ano, a comemoração dura 11 dias: de 17 a 28 de agosto, e tem como tema “Comunhão, participação e missão”.

Neste sábado (27), feriado na cidade de Maceió em comemoração à sua padroeira, serão celebradas cinco missas, às 6h – 9h – 12h – 15h e mais uma no encerramento, às 19h. Antes da última Celebração Eucarística, haverá a Procissão da Padroeira, saindo às 16h, da Catedral Metropolitana em direção ao Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.

Compartilhe: