MENU

Alunos do curso de Odontologia recebem Presidente da ABO


às 13h38
Futuros odontólogos na noite inaugural da semana do dentista
Futuros odontólogos na noite inaugural da semana do dentista
Compartilhe:

Na última terça-feira (21), os alunos do curso de odontologia do Centro Universitário Tiradentes – Unit receberam Tayguara Cerqueira Cavalcanti o atual presidente da Associação Brasileira de Odontologia – AL. O evento abre a semana do dentista que acontece neste mês de outubro.

O bate-papo com os futuros odontólogos teve como objetivo apresentar a Associação Brasileira de Odontologia, entidade que se dedica à defesa da classe odontológica e da saúde oral da população brasileira. A história da odontologia brasileira tem estreita ligação com os marcos e conquistas da ABO. A associação congrega cerca de 100 mil dentistas em todo País. Tayguara Cerqueira Cavalcanti é cirurgião dentista, graduado pela UFAL e mestre em odontologia da UFPE.

A 1ª semana do dentista visa comemorar o dia do profissional e promover a integração científica, esportiva e cultural entre alunos, colaboradores e professores do curso de Odontologia do Unit.

Programação

Para esta quarta-feira (22), às 19h, os alunos vão receber o Prof. Dr. José Rodrigues Laureano Filho, que traz a temática “Aspectos atuais da Cirurgia Bucomaxilofacial”. Ele é Professor Associado da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – FOP/UPE e Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital da Restauração – SES/PE. O momento também será oportuno para fazer a premiação do concurso cultural em que os alunos tiveram o desafio de criar um logotipo para o curso de odontologia do Unit.

Dia do Dentista

No dia 03 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista. Vale lembrar que no dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista e Dia da Saúde Dentária. A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.

A formação para o exercício dessa profissão tem duração de cinco anos, terminando o curso como clínico geral, capacitado para tratar cáries, fazer restaurações, projetar e instalar próteses, etc.. É um curso que requer muita dedicação e estudo, pois possui disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Ao término da faculdade, o profissional poderá se especializar em áreas específicas, como cirurgião dentista, odontopediatria, periodontia, traumatologia (quando se machuca a boca), saúde coletiva, além de cuidar da parte estética da boca, dentre várias outras.

Antigamente os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária. Hoje em dia a consciência sobre os tratamentos dentários mudou muito. Sabe-se da importância dos trabalhos preventivos, motivo pelo qual a saúde bucal deve começar ainda no recém-nascido, com o uso de cotonetes molhados em água limpa.

Os primeiros cursos de odontologia do Brasil surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884. Em nosso país, o dia do dentista é comemorado nessa data.

 

 

Compartilhe: