MENU

Alunos do curso de Fisioterapia aprendem de forma interativa


às 21h08
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita em novas formas de ensino e aprendizagem e oferece aos seus alunos as Metodologias Ativas. Os discentes do primeiro período do curso de Fisioterapia já estão aprendendo de forma interativa e conquistando novos resultados.
Compartilhe:

Em busca de um novo perfil para o profissional fisioterapeuta que possui a responsabilidade de garantir o bem-estar da população com a prática realizada de forma integrada e contínua, com as demais instâncias do sistema de saúde, a Unit reformulou a formação desses profissionais, para uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno e o docente atua como um orientador.

Essas práticas vêm sendo desenvolvidas continuamente nas diversas disciplinas de primeiro período. Nas aulas de anatomia, a aprendizagem dos músculos ocorreu com a pintura de uma boneca, de forma que os alunos buscassem as localizações corretas e as reproduzissem. Na aula de introdução aos exercícios terapêuticos, os alunos fixaram os conceitos aplicando as diferentes modalidades de exercício terapêutico, em simulação paciente-terapeuta.

As práticas também acontecem nas disciplinas de Introdução a Fisioterapia, lecionada pela professora Ana Luiza Exel e em Anatomifisiologia I, ministrada pelo professor Ivan do Nascimento.

“Com a sala de aula projetada diferente do modelo da educação convencional, os alunos interagem de forma plena e nós, professores, apenas orientamos os estudos que indicam os percursos para o aluno atingir os resultados desejados de aprendizagem”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia Ana Luiza Exel.

“A atividade na qual os alunos fizeram a demarcação e pintaram 50 músculos que eles escolheram, foi muito importância, além de trabalhar o lado lúdico de cada um deles, fazendo com que eles pudessem participar e se engajar mais na aula. Eles puderam aprender de forma espontânea, quebrando uma possível monotonia da sala de aula e acredito que quando eles forem para a prática eles vão se sair muito bem”, ressalta o professor Ivan do Nascimento.

 

 

 

Compartilhe: