O projeto é uma ferramenta de aprendizagem adequada para que o aluno possa conferir in loco os fundamentos teóricos de forma real, aplicada e prática. Além de ter um dos melhores ensinamentos à base de bibliografias para formar bons profissionais, a aprendizagem se torna mais engrandecedora se houver uma aproximação da academia com o mundo corporativo.
Os discentes puderam acompanhar por 2h30 todos os detalhes, desde as operações de recebimento/conferência, separação, gestão de estoque, embalagem, sistema de endereçamento, classificação dos produtos, capacidade de estocagem, tipos de equipamentos para movimentação e estocagem, custos logísticos (operacionais, armazenagem, estocagem, manuseio, movimentação e ocupação) e também com os indicadores de desempenho (medidas de controle).
“Hoje se fala em Indústria 4.0, Logística 4.0 e Profissionais 4.0, e porque não formar e capacitar os alunos para este cenário atual. É nesse contexto que busco permanentemente realizar as aulas externas (imersão e visita técnica) para qualificar o ensino. Todos os alunos reagem de forma positiva, proativa e intensiva. Não há limites para fazermos uma educação com qualidade em conteúdo e experiência de aprendizagem”, informa o professor do curso de Administração, Adelmo Martins, que realizou e acompanhou os alunos durante a visita.
Adelmo aproveitou a oportunidade para realizar um gesto de gratidão pela confiança, oportunidade, acesso às unidades gerenciais e compartilhamento dos dados operacionais e desempenho da DC, disponibilizando um exemplas do livro “Logística Lean em Centro de Distribuição”, do autor Alexandre Cardoso, para auxiliar os gestores em melhorias e nas operações da gestão de armazenagem.
“Ressalto a gratidão com todos os parceiros de primeira ordem que nesse caso são as empresas que autorizam a visita e possibilitando que a sua estrutura seja extensão de ensino e aprendizagem da sala de aula. E nesse caso os gestores/colaboradores são os mestres que compartilham suas experiências e competência de forma didática e técnica. O protagonismo é dos alunos. Eu sou apenas o facilitador”, conclui.