MENU

Alunos do 1º período de Medicina participam de cerimônia do jaleco

Evento é um rito simbólico que celebra a iniciação da vida acadêmica e da formação dos futuros profissionais da saúde

às 20h01
Compartilhe:

Todo profissional da saúde anseia pelo tão sonhado momento de vestir o jaleco branco, vestimenta essa que simboliza a conquista e um rito de passagem, onde o aluno deixa de ser vestibulando e agora, passa a estudar a Medicina e o cuidado com o outro. 

E para celebrar esse momento, o  Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas realizou nesta segunda, 19, no auditório do bloco C do Campus Amélia Maria Uchôa, a cerimônia de entrega dos jaleco para os alunos do primeiro período do curso de Medicina. O evento teve a presença das coordenações do curso, do Reitor Dario Arcanjo, e de uma aula magna com o Doutor Ricardo Santos, médico especialista em Cardiologia, UTI e Emergência e Presidente da Associação Médico Espírita de Alagoas.  

A cerimônia iniciou com uma fala institucional do Reitor Dario Arcanjo, que enfatizou sobre a importância do momento e como simboliza um passo inicial dentro de uma trajetória. 

“É uma noite de festa, alegria. Uma noite que temos muito orgulho, onde oficialmente vamos entregar aquilo que simboliza a vestuária de todo profissional da saúde: o jaleco. Quantos profissionais não sonharam um dia em colocar o seu jaleco. Todo mundo tem o prazer de vestir aquilo que representa a sua profissão. É simbólico, mas nos traz muito orgulho, e sabe por que? Porque lutamos muito para chegar até esse momento”, comentou. 

A coordenadora da área do curso de Medicina, Daniela Barreto reforçou o sentimento de gratidão em participar desse momento, e a dedicação dos alunos nessa nova fase. 

“Apesar de ser um rito simbólico, essa fase pode nos remeter a um início de um novo ciclo com desafios, descobertas, anseios, curiosidades, dedicação, abdicação e tantos outros sentimentos.  Um verdadeiro turbilhão de emoções e sensações. Com o amadurecimento, vocês vão se moldando e descortinando os caminhos misteriosos da Medicina. Para lá na frente, vocês entenderem o sentido de ser Médico. Pois ser médico vai além de se debruçar em livros e textos, é fazer a diferença na vida de alguém”, frisou. 

Após o momento institucional aconteceu uma aula magna com o Dr. Ricardo Santos, que trouxe um tema atual para a discussão com os alunos: como os sentimentos e a espiritualidade tem afetado na saúde do corpo, e como os médicos estão se debruçando para tentar compreender essa nova vertente da Medicina, e como a equipe técnica deve cuidar dos pacientes da carne ao espírito. Um dos grandes desafios deste novo milênio, e que tem sido considerada a cura real. 

Ao final, aconteceu o momento mais esperado na cerimônia: a entrega dos jalecos, onde os 79 alunos puderam receber o seu tão sonhado uniforme branco. 

Compartilhe: