MENU

Alunos de Odontologia participam do Dia do Sorriso: Turma do Bem


às 14h05
O Centro Universitário Tiradentes – Unit – acredita na união entre teoria aprendida em sala de aula e as boas práticas de mercado. Pensando nisso os alunos do curso de Odontologia participaram do Dia do Sorriso: Turma do Bem, evento que tem como objetivo identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.
Compartilhe:

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial do Sorriso. Expressão genuína da felicidade, da leveza e do bom humor, uma boa gargalhada é considerada por muitos como o melhor dos remédios. Mas em muitos casos, há pessoas que deixam de abrir a boca, literalmente, por não se sentirem bem com a condição de seus dentes. O sorriso é a expressão que está diretamente ligada às condições de saúde bucal, principalmente a dos jovens.

Grande parte da população não tem acesso aos tratamentos e aos programas de prevenção. No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Como tentativa de minimizar este quadro, a organização Turma do Bem realizou uma mega triagem em 300 cidades do Brasil e até fora do país.

Os alunos que participaram da ação em Maceió foram: Rodolpho Ferreira, Stefannie Lopes, Rayane Priscilla, Thayná Soares e Gabriel Carlos. “Do ponto de vista da saúde coletiva, é um projeto que trás grande beneficio pra comunidade, visto que o público, na maioria das vezes não possuem nenhum acesso ao dentista, o que melhora satisfatoriamente a qualidade de vida dessas crianças. Como acadêmicos, não poderíamos realizar as triagens, porem, por já estarmos em atendimento clínico na faculdade, ficamos acompanhando as triagens juntos com os dentistas, o que nos proporcionou visualizar lesões orais não tão comuns na clínica diária, além de poder contribuir como voluntario para que esse projeto funcionasse, o qual irá ajudar muitas crianças da cidade de maceió”, afirma Rodolpho Ferreira

“Acredito que toda experiência é válida para contribuir com o conhecimento dos nossos alunos. A vivência extramuros aproxima ainda mais os estudantes da realidade, permite a interação com a comunidade e a troca de experiência com outros profissionais. Essa proposta da Turma do Bem, que ocorre em todo o Brasil, é fantástica e comprova como a Odontologia pode transformar a vida das pessoas”, destaca a coordenadora do curso de Odontologia Raphaela Farias.

Em Maceió, a triagem aconteceu no salão da Igreja dos Capuchinhos, localizado à Rua Joaquim Nabuco, 148, no bairro do Farol, no horário das 9h às 16h.

A ação, resultado da parceria entre Oral-B e a Turma do Bem, vai acontecer simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil e em outros 10 países da América Latina e Portugal.

Como Funciona

O procedimento é simples e não invasivo: o dentista examina a saúde bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados do exame e a condição socioeconômica da família.

Depois da primeira análise, a seleção feita pela Turma do Bem prioriza as crianças e os adolescentes mais pobres e com problemas bucais mais graves. Além disso, lideram a fila os jovens que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a organização encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Os passos seguintes ocorrem por meio dos atendimentos realizados pelos dentistas voluntários em seus próprios consultórios. Com intenção de sanar os problemas, prevenir outras doenças e educar sobre a importância da saúde bucal, o tratamento gratuito inclui radiografias, ortodontia, próteses e implantes.

 

 

Compartilhe: