MENU

Alunos de Medicina tem artigo aprovado em revista internacional

Pesquisa foi publicada na revista Medical Journal

às 17h40
Compartilhe:

O  Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) tem como um de seus pilares o incentivo a pesquisa, e por meio dele, todo semestre diversos alunos da instituição possuem pesquisas aprovadas em congressos, revistas e eventos, tanto no âmbito nacional quanto internacional. 

 Os acadêmicos de Medicina Juliana Matos Ferreira Bernardo, Artur Bruno Silva Gomes, Felipe Jatobá Leite Nonato de Sá, Júlia Gonçalves Ferreira, Maria Rosa da Silva, do 7º período, tiveram sua pesquisa “Phantom pain: pathophysiology and therapeutic approaches“, publicada na revista Medical Journal nessa última semana

Orientados pela Dra. Maria Rosa da Silva profª. da disciplina IESC, os alunos contam que a ideia de publicar sobre o tema dor fantasma surgiu em 2021 após a notícia da abertura do XIII Congresso Paulista de Neurologia

“Tivemos interesse em publicar sobre o  tema dor fantasma pois é uma doença cuja a fisiopatologia ainda não é completamente esclarecida, bem como, ainda é negligenciada apesar de alterar drasticamente a qualidade de vida dos pacientes, além de impactar em altos gastos de saúde pública. Portanto relaciona-se também com saúde coletiva, área de interesse dos autores membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LIASC).Foi uma experiência gratificante, de ter um trabalho que nós desenvolvemos com tanto afinco publicado numa revista como essa”, relatam os alunos. 

Dor fantasma é aquela que aparece em uma parte do corpo que não está mais lá, por isso, os médicos acreditavam ser um fenômeno pós-amputação de causa psicológica, mas agora, reconhecem que são sensações reais estimuladas pela medula espinhal e cérebro.

Compartilhe: