MENU

Alunos de Medicina participam de treinamento sobre o Coronavírus

Palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando Maia e abordou formas de auxiliar no combate e controle do alerta mundial Covid-19

às 12h30
Compartilhe:

Com o alerta mundial sobre o novo Coronavírus (Covid-19), buscar treinamentos e informações a respeito do caso é de total importância. Por isso, alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL participaram de um treinamento com o Dr. Fernando Maia, no último dia 11 de fevereiro.

Programado pela professora Nilza Martins, os estudantes receberam informações sobre os aspectos gerais do vírus e instruções de como identificar casos suspeitos, protocolos de acolhimento, como se dá a disseminação e propagação, prevenção.

Nilza Martins, professora do curso de Medicina da Unit, ressaltou a importância de integração dos alunos que atuam na área de saúde. “É de fundamental importância que os futuros médicos conheçam as doenças que ocorrem pelo mundo, especialmente as epidemias. Caso cheguem casos suspeitos no Brasil e, em Alagoas, necessitará de atendimento correto. Por isso, a importância de prepará-los”, afirmou.

O Hospital Hélvio Auto será a unidade de saúde referência para recebimento de casos graves do novo coronavírus.

Sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Porém, o novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação do coronavírus (SARS-CoV-2) junto à Organização Mundial da Saúde. Mais informações no site do Ministério da Saúde.

Compartilhe: