MENU

Alunos de Medicina iniciam IFMSA na instituição

Os discentes agora fazem parte da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina

às 20h48
Entre os dias 31/07 e 01/08 aconteceu o evento inaugural da IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations) Brazil Unit AL, que visa trazer mais oportunidades aos estudantes de medicina apoiando projetos de extensão, pesquisa, educação médica, liderança, atuação social e futuramente, intercâmbios nacionais e internacionais.
Compartilhe:

O primeiro encontro foi dedicado para falar mais sobra a federação, seus objetivos e processo seletivo. Na oportunidade, os alunos contaram com a presença do único outro comitê da IFMSA Brazil em Alagoas: o comitê IFMSA Brazil UFAL.

No segundo dia, dois professores médicos e uma interna foram convidados para dar dicas aos estudantes, tirar dúvidas e diminuir a ansiedade dos discentes com o curso. Para tanto, foram utilizados trechos da série Grey’s Anatomy para que os palestrantes pudessem dizer se o que as personagens viviam era algo normal, contar histórias relacionadas e orientar os alunos de acordo com o contexto apresentado.

Os palestrantes desse dia foram os professores Artur Holanda (cirurgião plástico e professor de anatomia da Unit), Marcos Gonçalves (pediatra e professor da Unit) e Cleide Araújo (interna do curso de Medicina da UFAL).

Atualmente existem sete membros fundadores da federação: Camilla Sampaio (presidente, 4º período), Carlos Eduardo Ximenes (4º período), Natália Larré (4º período), Daniel Lima (6º período), Dennis Cavalcanti (6º período), Davi Umbelino (4º período) e Guilherme Dantas (4º período).

A estudante Camilla Sampaio acredita que Alagoas irá se beneficiar com as ações e eventos que serão feitas dentro dos temas previamente mencionados, visto que para conquistar as vagas dentro da IFMSA Brazil, os estudantes fizeram uma ação de prevenção de lesões solares em quilombolas albinos da comunidade de Filus (no interior de Alagoas), que tem uma alta incidência da doença. O nome da ação foi “Raios de Sol do Quilombo”. Desde então, outras ações foram realizadas e já existem muitas outras encaminhadas, inclusive em parceria com a UFAL. Ela diz que é um grande orgulho fazer parte dessa história.

“Para mim, estar na presidência é uma oportunidade de estabelecer o nosso comitê e deixar um legado para os alunos da minha faculdade. Sei que não estarei à frente da presidência para sempre e espero deixar tudo bem organizado para os próximos integrantes. A criação do comitê foi a realização de um sonho, afinal, o potencial de realizar coisas relevantes e desenvolver a essência de ser médica antes do CRM é algo que me inspira imensamente”, conta a estudante.

O que é a IFSMA?

A IFMSA é uma instituição criada por estudantes de Medicina após a Segunda Guerra Mundial, e que atualmente está presente em centenas de países. A referida instituição é suprapartidária, sem fins lucrativos e visa a promover saúde pública, educação médica, educação sexual e reprodutiva, direitos humanos e paz.

Compartilhe: