MENU

Alunos de Mecatrônica participam de aula prática sobre IOT

Momento aconteceu para que alunos do curso tivessem o conhecimento prático sobre automação e aplicabilidade dessa tecnologia no mercado de trabalho

às 18h19
Compartilhe:

Você já ouviu falar sobre a Internet das coisas ou IOT? Pois bem, essa tecnologia diz respeito aos objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.

Através de estudos, nos últimos anos esses dispositivos foram considerados uma das tecnologias mais importantes do século XXI, pois eles possibilitam a conectividade de objetos do nosso dia a dia à Internet por meio de dispositivos incorporados, sendo possível uma conexão perfeita entre pessoas e até mesmo entre os processos. Mas, além do encontro entre o mundo físico e o digital, esses dispositivos têm sido importantes em outras áreas, como a industrial, principalmente no que diz respeito à funcionalidade e controle de sensores e dispositivos que envolvem as tecnologias de nuvens. 

Nesta quinta-feira (25), os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica da Unit Alagoas vivenciaram uma aula prática sobre a Internet das coisas (IOT). O professor Francisco Vital, responsável por conduzir esse momento, conta que essa experiência é indispensável pois o conceito de Internet das coisas é altamente aplicado dentro do mercado. 

“Na Mecatrônica há diversas formas de automação, com disponibilidade de alguns kits. Durante a aula de hoje, os alunos puderam ter contato com alguns modelos de processadores, sensores de gps, de comunicação, infravermelho, distância, de chuva, temperatura, pressão, barométrico e outros sensores que são utilizados na indústria em uma série de projetos que podem ser enviados para as nuvens e realizem o processamento desses dados, e assim, tomada a decisão conforme a necessidade do negócio”, frisou. 

Compartilhe: