MENU

Alunos de Direito realizam visita técnica à Câmara de Mediação e Arbitragem

Na ocasião, eles puderam entender melhor sobre os métodos alternativos de solução de conflito

às 16h58
Com a chegada do novo Código de Processo Civil, a utilização dos métodos alternativos de resolução de conflitos (Arbitragem, Mediação e as Conciliações), acelerou alguns processos que provavelmente levariam anos para serem solucionados no Judiciário. É por isso que estudantes de Direito do 7º período, visitaram a sede da Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas – CAMEAL – com o intuito de conhecerem melhor competências e habilidades que os capacitarão para atuar no mercado de trabalho.
Compartilhe:

Segundo a professora da disciplina de Estágio Supervisionado I, Rita de Cássia Regis, a Arbitragem trata-se de um Método Alternativo de solução de conflito, que se caracteriza pelo princípio da confidencialidade, além de propiciar a resolução célere e eficaz na solução dos litígios.

“O profissional de Direito deve buscar a solução mais célere e eficaz para os conflitos que lhe são apresentados. Neste cenário, a oportunidade de vivenciar estas técnicas e conhecer a aplicabilidade delas na prática permite ao futuro jurista decidir sobre o melhor procedimento de solução ao caso concreto, ou seja, se irá inicialmente optar por um método alternativo de solução de conflitos ou se irá optar pela propositura de demandas judiciais”, diz a professora.

Desta forma, a aula extraclasse permite ao estudante conhecer a estrutura, procedimento e relevância dos métodos consensuais de solução de conflitos – conciliação e mediação – e da arbitragem, método heterocompositivo realizado exclusivamente na CAMEAL.

O Centro Universitário Tiradentes – Unit é uma das poucas instituições de ensino superior do estado a oportunizar a visita técnica a CAMEAL aos seus alunos, fazendo com eles possam aproximar-se da vivência, na prática, da Arbitragem, conteúdo obrigatório da disciplina de Estágio Supervisionado I. A Secretária Geral da CAMEAL, Alyne Fernandes, reconhece a importância dessa iniciativa da Unit na formação dos futuros juristas.

“É fundamental, que os novos operadores do Direito tenham essa noção, que essas modalidades alternativas de atendimento à clientela que demanda em escritórios jurídicos consigam ver suas demandas resolvidas com segurança, efetividade, e eficácia jurídica, fugindo do desconforto e da lentidão que hoje ocorre no Poder Judiciário”, conta.

Ainda de acordo com a Secretária, os questionamentos mais frequentes dos alunos são relacionados à formação de um Árbitro ou Mediador, como o advogado pode se tornar um desses profissionais. Eles também demonstram interesse de saber como se dá o recolhimento das custas processuais, dos pagamentos de honorário arbitrais e como as demandas chegam até a CAMEAL.

Associação

A Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas – CAMEAL é uma associação sem fins lucrativos que oferece ao mercado empresarial, serviços especializados e de alta qualidade para solução extrajudicial de conflitos empresariais. Especializada na solução de controvérsias, a CAMEAL possui larga experiência na administração de procedimentos com excelência e reconhecida qualidade na prestação dos serviços.

Compartilhe: