MENU

Alunos de Arquitetura e Engenharia Ambiental fazem visita técnica em Maragogi

As turmas participaram do levantamento de dados das unidades de paisagens para o Projeto Orla

às 23h44
No último sábado (03), os estudantes de Arquitetura e Engenharia Ambiental do Centro Universitário Tiradentes – Unit estiveram presentes na Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) em uma atividade de extensão. Eles participaram do levantamento de dados das unidades de paisagens dos 23km de orla marítima da cidade.
Compartilhe:

“O objetivo da visita técnica é debater sobre as esferas do planejamento e da gestão ambiental das unidades de paisagem que compõem lugares turísticos da orla marítima do município”, explica a arquiteta Elza Lira, que monitorou a visita do grupo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

Após a aula de campo, os alunos tiveram que elaborar um diagnóstico paisagístico do local, a partir da análise da morfologia da paisagem: pontos de erosão; desmatamentos; retirada de cobertura vegetal; deposição de resíduos sólidos; ocupação de áreas; deposição de esgotos “in natura”; identificação dos perfis sócio econômicos que ocupam a orla; e discutir possibilidades de desenvolvimento urbano da cidade a partir de instrumentos de planejamento urbano e ambiental. A visitação foi possível graças a uma parceria da Unit com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Segundo a professora Laís Albuquerque, os estudantes puderam colocar em prática boa parte do conteúdo discutido em sala na disciplina de Planejamento Urbano e Regional e acredita que os alunos conseguiram entender a complexidade que envolve os diversos fatores de um planejamento urbano. “Foi possível enxergar um grande crescimento na capacidade de articulação oral nos debates frente a membros da prefeitura do município que reconheceram o trabalho de nossos alunos como de grande importância para um adequado diagnóstico da atual situação da cidade”, diz Laís.

O Projeto Orla é uma iniciativa do Governo Federal que visa compatibilizar as políticas ambientais e patrimoniais no trato acerca dos espaços litorâneos sob propriedade ou guarda da União e está sendo implantado em Maragogi pela prefeitura. Alguns dos principais objetivos do projeto são: o fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada das orlas marítimas e o estímulo de atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe: